
“Em apenas cinco meses de 2025, sistema Smart Sampa da gestão Nunes já supera mais da metade das prisões feitas no Centro de São Paulo durante todo o ano de 2023.”
Da Redação da São Paulo Tv Cidade de São Paulo Segurança do jornalista Walter Ciglioni fotos Divulgação/Prefeitura de SP/Ciete Silvério
A cidade de São Paulo vive uma revolução na segurança pública com a implementação do Smart Sampa, um sistema de videomonitoramento inteligente que já é a maior rede de monitoramento da América Latina. Lançado pela gestão do prefeito Ricardo Nunes, o projeto utiliza mais de 25 mil câmeras inteligentes distribuídas por toda a cidade, posicionando a capital paulista ao lado de grandes metrópoles como Londres em termos de vigilância urbana.

Com o auxílio da inteligência artificial, o sistema Smart Sampa, é capaz de realizar identificação facial em tempo real, leitura automática de placas de veículos, rastreamento de movimentos suspeitos e, ainda, se integra diretamente com o Centro de Operações da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar. Em apenas cinco meses de funcionamento, os dados já revelam números impressionantes que comprovam a eficácia dessa iniciativa na redução da criminalidade e no aumento da segurança.

No balanço apresentado em 05 de maio de 2025, pelo próprio prefeito Ricardo Nunes, foram destacados números que refletem o impacto positivo do sistema:
- 2.344 prisões em flagrante realizadas
- 1.098 foragidos da Justiça capturados
- 61 pessoas desaparecidas localizadas
Esses resultados superaram em mais de 55% o total de prisões realizadas na região central de São Paulo durante todo o ano de 2023, quando o número total de detenções foi de 6.553.
“O Smart Sampa chegou pra ficar e já é o maior sistema de monitoramento de segurança da América Latina. É a inteligência com tecnologia trabalhando para proteger quem vive em São Paulo”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes em um vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura, em que destacou o impacto positivo do sistema no cotidiano da cidade. Veja o video publicado hoje no Instagram de Nunes Stories • Instagram
Em recentes declarações Nunes tem reforçado o compromisso da gestão com a inovação tecnológica em prol da segurança pública, destacando a importância de uma cidade mais segura e bem monitorada. “Estamos colocando a tecnologia a serviço da vida das pessoas. O Smart Sampa não é apenas um sistema de câmeras, é uma ferramenta estratégica de prevenção e resposta rápida aos crimes, trazendo mais tranquilidade para cada paulistano”.
O prefeito também tem declarado: “São Paulo não apenas vigia — protege. Ao adotar a tecnologia como uma aliada da segurança pública, nossa gestão assume o compromisso de criar um ambiente mais seguro e bem monitorado para todos. A segurança não é uma responsabilidade exclusiva das forças policiais, mas sim uma missão compartilhada pela Prefeitura, que se dedica a transformar a cidade em um lugar mais seguro, por meio da inovação e da eficiência.”
Antes e Depois do Smart Sampa
Até meados de 2023, São Paulo ainda enfrentava desafios significativos no combate ao crime, especialmente pela ausência de uma rede inteligente e integrada de videomonitoramento. A cidade contava com o esforço das forças policiais e da GCM, mas o sistema de monitoramento disponível até então não permitia respostas rápidas e eficazes a ocorrências em tempo real.
O Smart Sampa tem mostrado uma resposta mais ágil e precisa. As câmeras não apenas monitoram, mas também antecipam situações de risco, fornecendo aos agentes de segurança dados em tempo real para ação imediata. A rede de videomonitoramento é composta por câmeras de alta definição, instaladas em pontos críticos como escolas, estações de transporte, hospitais e centros comerciais.

Um dos destaques do projeto é o Prisômetro, um painel eletrônico que mostra em tempo real o número de prisões feitas em cada região da cidade. A instalação desse painel em áreas de grande circulação é um exemplo claro de transparência e inovação, permitindo à população acompanhar o impacto direto das ações de segurança pública.

Ação Conjunta: GCM, PM e Tecnologia
Com a integração entre as tecnologias avançadas e a atuação das forças de segurança, a cidade tem experimentado uma eficiência maior no combate ao crime, além de uma política de prevenção que visa reduzir os índices de violência antes mesmo de ocorrências se concretizarem. O sistema também se destaca por sua capacidade de rastrear comportamentos suspeitos e padrões de criminalidade, permitindo antecipar ações criminosas e reforçar a presença policial onde há maior risco.
Além disso, a modernização da infraestrutura urbana, incluindo iluminação inteligente e sensores de movimento, tem sido outro pilar da gestão de segurança pública do prefeito Ricardo Nunes. A integração de tecnologias foi um dos grandes focos de sua administração, sendo um dos fatores cruciais para o sucesso do Smart Sampa.
O Impacto Real no Cotidiano de São Paulo
A cidade de São Paulo, com uma população superior a 12 milhões de habitantes, agora conta com um dos sistemas mais avançados e eficientes de monitoramento de segurança do mundo, proporcionando mais tranquilidade para quem reside e circula pela capital paulista.
Com o Smart Sampa, a capital paulista oferece um modelo de segurança pública que pode ser replicado em outras cidades, demonstrando que é possível combinar tecnologia, inteligência e ação humana para garantir uma vida mais segura e protegida.