
Fraude no INSS: entidades terão 15 dias para provar que desconto é legal
Da Redação da São Paulo Tv Com informações do G1
As entidades apontadas pelos aposentados e pensionistas nesta quarta-feira (14) como as responsáveis pelos descontos irregulares em seus benefícios terão 15 dias úteis para enviar ao INSS os documentos que comprovam a autorização dada pelo segurado para o desconto em folha.
Com a documentação em mãos, o beneficiário e o INSS vão analisar se há irregularidades na assinatura ou em outra documentação apresentada pelas entidades.
Se a entidade preferir poderá devolver o valor descontado do segurado por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor segue direto para o Tesouro Nacional e será ressarcido ao beneficiário por meio do INSS.

“Esse pagamento não vai para a conta do segurado, vai para o Tesouro e o INSS vai ressarcir em folha. Não informe nada a ninguém, não assine nada, não dê qualquer tipo de informação. O pagamento não vai para a conta do segurado, vai para o INSS. O INSS vai pagar o segurado por meio do benefício”, alertou o presidente do INSS, Gilberto Wallerr.
O presidente do órgão afirmou ainda que o INSS está monitorando os canais de atendimento e verificando se será necessário abrir outras possibilidades de contato com os cidadãos.
O presidente do INSS alertou ainda que não há prazo para contestar o desconto.
Acessos à plataforma ‘Meu INSS’
Cerca de 1,6 milhão acessos foram registrados nesta quarta-feira (14), via aplicativo ou desktop, na área de “Descontos Associativos” da plataforma “Meu INSS”.
Outros 738 mil beneficiários também entraram na área específica para o caso, mas não tiveram nenhum desconto em todo esse período.
Gilberto Waller pediu também aos beneficiários que não tiveram desconto que evitem acessar o sistema.
“A gente reforça o pedido: estamos atendendo pessoas que sofreram fraudes, então, curiosos, não acessem o sistema, isso vai dificultar ainda mais esse acesso. Vocês já foram avisados quem está livre de descontos. Deixe as pessoas fazerem os requerimentos naturalmente”.
Como contestar os descontos?
1 – Acesse o aplicativo Meu INSS e faça login com a sua conta gov.br. Se ainda não tiver o app instalado no celular, veja aqui como baixar.
2 – Clique na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O aplicativo vai mostrar quais associações realizaram os descontos em seus benefícios e os valores descontados, entre março de 2020 e de 2025.
3 – A partir disso, marque se autorizou o desconto ou não, para cada uma das entidades listadas.
4 – Informe um número de celular e e-mail para contato.
5 – Em seguida, declare se os dados são verdadeiros.
6 – Clique no botão “enviar declarações” para finalizar. Será exibida uma mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.
Inicialmente, não será necessário incluir documentos ou comprovantes para afirmar que não autorizou a cobrança.
Também será possível fazer todo o procedimento pelo canal telefônico 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Segundo o INSS, para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.
