
Engaje-se! É com você!
*José Renato Nalini
A COP30 no Brasil é uma oportunidade para todos os brasileiros refletirem sobre as emergências climáticas. Não há território algum, sobre a face da Terra, imune a fenômenos extremos, a resposta da natureza que se cansou dos contínuos e seculares maus-tratos a ela infligidos.
Nem todos poderão estar em Belém, mas todos poderão participar do calendário que a capital paulistana elaborou, com eventos de toda a ordem e magnitude, para disseminar a conscientização ecológica.
A maior cidade brasileira e uma das maiores do planeta é um exemplo do que se pode fazer para adaptação urbana destinada a poupar mortes e reduzir prejuízos materiais.
Incrível a potencialidade do conjunto de atos individuais aparentemente insignificantes, para reforçar a resiliência da grande metrópole. Economizar! Em todos os sentidos: comprar menos, desperdiçar menos. Gastar menos água e energia. Em compensação, utilizar mais as pernas: para caminhar, para subir e descer escadas, para pedalar.
Uma cidade que produz quinze mil toneladas diárias de resíduos sólidos pode mudar a sua face e concretizar a logística reversa e a economia circular. Com vantagens ambientais e econômicas para todos.
Por isso, é urgente o engajamento das pessoas já conscientizadas de que os desastres não são “naturais”, mas consequência de nossos atos, para a participação em qualquer dos eventos que já ocorrem na capital e se prolongarão durante todo o ano de 2025. Se cada um de nós persuadir o familiar, o amigo, o vizinho, o colega de trabalho, de que o enfrentamento das emergências climáticas depende de todos, será igualmente de todos as inúmeras vantagens que daí decorrerão. São Paulo conta com você!
*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.