
Sistema Smart Sampa, implantado por Ricardo Nunes, atinge a marca de 2 mil capturas de foragidos da Justiça
Da redação da São Paulo Tv Com informações da Secom – Prefeitura SP
O sistema de segurança Smart Sampa, implantado na gestão do prefeito Ricardo Nunes e que possibilita o monitoramente das ruas de São Paulo, atingiu a marca de 2 mil prisões de foragidos da Justiça.
Entre os criminosos capturados estão um integrante da máfia chinesa, assassinos, estupradores e estelionatários.
Em menos de um ano de funcionamento, não houve nenhuma prisão irregular. Todos que foram identificados eram condenados pela Justiça e, agora, estão à disposição das autoridades.
O Smart Sampa, que tem o reconhecimento de organismos internacionais e aprovação de mais de 90% da população, também ajudou na prisão de 3.245 prisões em flagrante e na localização de 90 pessoas consideradas desaparecidas.
A marca de 2 mil foragidos da Justiça recapturados ocorreu em meio à prisão de Kaique Lucas da Silva, de 23 anos. Condenado por roubo qualificado, ele foi flagrado pelo Smart Sampa enquanto caminhava no Bom Retiro, bairro na região central da cidade.
Reconhecimento de criminosos internacionais
Em 2025, 1.684 criminosos que ainda tinham pena a cumprir, foram detidos com o apoio do sistema.
A maior plataforma de videomonitoramento da América Latina, aliada à ação ágil e qualificada da Guarda Civil Metropolitana (GCM), levou à prisão de assassinos, estupradores, traficantes e ladrões, entre eles criminosos procurados pela polícia internacional como o sul-africano Sunny Okoro Ogbonnausava e o mafioso chinês Lin Xianbin.
“São Paulo é uma cidade extensa e que reúne cerca de 12 milhões de habitantes. Muita gente com pendências na Justiça via nessas características a oportunidade de ficar quase invisível e, assim, permanecer impune aqui. Com o respaldo do Smart Sampa estamos mudando essa realidade e retirando criminosos de circulação todos os dias. É um serviço de segurança que prestamos em âmbito nacional. Mais de 30% dos foragidos capturados pelo sistema são procurados por crimes cometidos em outros estados”, destaca o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando.
Integração, precisão e abordagens estratégicas. Essas ações em conjunto tornaram possível o cruzamento das imagens obtidas em tempo real com o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública, que armazena informações sobre criminosos procurados ela Justiça em todo o país. Em média, por dia, o Smart Sampa possibilitou a prisão de cinco foragidos da Justiça.
Com aperfeiçoamento e calibragens contínuas para garantir alto rigor no processo de identificação, o sistema emite alertas à Central de Monitoramento apenas quando a similaridade entre a face capturada pelas câmeras e as imagens dos registros do banco de dados atinge o índice de 92%.
Tecnologia eficiente contra o crime
A tecnologia, apoiada por recursos de inteligência artificial, comprova sua eficácia mesmo em situações potencialmente desafiadoras. Bons exemplos são a prisão de um condenado por estupro de vulnerável, realizada em fevereiro no bairro de Santana, e a captura de um assassino em setembro, na região central.
O primeiro era procurado pela Justiça desde 2018 e já apresentava feições bastante diferentes das registradas originalmente, em razão da passagem do tempo. Já o segundo utilizava óculos escuros e boné quando foi identificado pelas câmeras do sistema.
Em casos assim, o reconhecimento é possível porque o algoritmo analisa pontos biométricos que permanecem visíveis e inalterados, como a distância entre os olhos, o formato da mandíbula e a estrutura óssea facial.
O tempo habitual de atendimento das ocorrências, desde a detecção pelo sistema até a condução à delegacia, é inferior a 10 minutos.
Todas as prisões realizadas em parceria com o sistema tecnológico ocorreram sem um único disparo de arma de fogo, refletindo a evolução da corporação, que adota abordagens mais estratégicas, com menor uso da força e de meios letais.
Meta de cobertura atingida
Em setembro, o Smart Sampa alcançou a meta prevista para o final de 2025, contando agora com 40 mil câmeras integradas, operando em todas as regiões da capital.
Desse total, 20 mil equipamentos são da Prefeitura e 20 mil foram integrados pela população, por meio do chamamento público que permite que câmeras de residências, condomínios e estabelecimentos comerciais voltadas para vias públicas sejam incluídas no programa.
A alta adesão à iniciativa, que incentiva a parceria entre gestão pública e setor privado, reforça a importância do engajamento da sociedade civil e seu entendimento da segurança como uma das prioridades da cidade de São Paulo.
Além dos 2 mil foragidos capturados, o Smart Sampa também apoiou:
- 3.245 prisões em flagrante
- 66 ocorrências envolvendo veículos com registro de roubo, furto ou placas adulteradas
- 90 desaparecidos foram localizados.
Reconhecimento internacional
Na segunda-feira (29), o programa foi reconhecido como uma das cinco iniciativas vencedoras do Prêmio UCCI 2025 de Inovação Ibero-americana, sendo a única premiada na área de segurança pública.