
Morre Frank Caprio, o “juiz mais gentil do mundo”, aos 88 anos
Redação São Paulo TV
São Paulo, 21 de agosto de 2025 – O mundo jurídico e televisivo perdeu nesta quarta-feira (20) uma de suas figuras mais carismáticas. Frank Caprio, conhecido como o “juiz mais gentil do mundo”, faleceu aos 88 anos após uma longa batalha contra um câncer no pâncreas, diagnosticado em 2023.
Rede Social do Juiz Caprio Instagram
Caprio se tornou uma personalidade internacional ao apresentar o programa Caught in Providence, exibido originalmente na TV americana, em que cidadãos reais compareciam ao Tribunal Municipal de Providence, em Rhode Island, para ouvir suas sentenças. Diferente da frieza comum ao ambiente jurídico, ele conquistou milhões de pessoas pela empatia com que tratava réus e vítimas em casos de infrações leves, como multas de trânsito, estacionamento irregular e audiências preliminares.
Reconhecimento e legado
A postura humanizada de Caprio lhe rendeu o apelido de “juiz mais gentil do mundo” e fez dele um fenômeno nas redes sociais. Vídeos com suas decisões viralizaram em plataformas como Facebook, Instagram e YouTube, alcançando milhões de visualizações. Seu estilo singular, que equilibrava firmeza e compaixão, também lhe garantiu duas indicações ao prêmio Emmy.
Em sua última publicação no Instagram, já hospitalizado, Caprio havia agradecido as mensagens de apoio recebidas de todas as partes do mundo. “Cada palavra de carinho é uma oração que fortalece minha fé”, escreveu.
Seu filho, Frank T. Caprio, confirmou a morte em uma nota nas redes sociais:
“O juiz Frank Caprio faleceu pacificamente aos 88 anos após uma longa e corajosa batalha contra o câncer de pâncreas. Amado por sua compaixão, humildade e fé inabalável na bondade das pessoas, ele tocou milhões de vidas através de seu trabalho no tribunal e além dele.”
Frank Caprio deixa sua esposa, Joyce, cinco filhos – Frank, David, Marissa, John e Paul –, além de sete netos e dois bisnetos.
Repercussão mundial
Nas redes sociais, milhares de mensagens de pesar foram publicadas por anônimos e celebridades. “Um exemplo de humanidade no sistema de Justiça”, escreveu a atriz americana Kyra Sedgwick, que nesta semana completou 60 anos. O ator Kevin Bacon, seu marido, também compartilhou homenagem.
O impacto cultural de Caprio foi tão grande que chegou a inspirar debates acadêmicos sobre a humanização do Direito. Para muitos, seu legado não está apenas na carreira como juiz, mas na capacidade de mostrar ao mundo que empatia e Justiça podem caminhar juntas.
📸 Fotos: Reprodução Instagram @therealfrankcaprio
Redação São Paulo TV