
Bolsonaro é alvo de operação da PF e passará a ser monitorado por meio de tornozeleira eletrônica
Da redação da São Paulo Tv Especial Jornalista Bene Correa Com informações da Folha de São Paulo e O Globo
A Policia Federal cumpriu nesta sexta (18) mandados judiciais na casa de Jair Bolsonaro e no escritório do PL, expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal
O ex-presidente foi levado à PF, onde foram instaladas tornozeleiras eletrônicas para que seja monitorado 24 horas por dia.
Ele terá de permanecer em casa entre 19h e 7h da manhã e foi proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros, nem com outros réus e investigados pelo Supremo, inclusive seu filho, Eduardo. Bolsonaro sequer poderá se aproximar de embaixadas.
Durante a operação na residência do ex-presidente, a Polícia Federal apreendeu US$ 10 mil.
Moraes adotou as medidas após representação da Polícia Federal, que teve parecer favorável da Procuradoria-Geral da República.
Os ministros do STF já desconfiavam e tiveram indícios de que Bolsonaro se preparava para fugir do Brasil para pedir asilo político a Donald Trump nos Estados Unidos.
As medidas cautelares vêm logo após a crise que o presidente norte-americano abriu contra o Brasil, impondo taxas de 50% ao país e colocando, entre as condições para que elas não sejam aplicadas, o fim da ação penal contra o ex-presidente, que Trump chama de “perseguição”.
Nesta quinta-feira (17), Trump divulgou uma nova carta, desta vez endereçada diretamente a Bolsonaro, dizendo que o processo contra ele deveria terminar “imediatamente!”.
“Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto”, afirmou Trump na mensagem com timbre da Casa Branca publicada em sua rede social, o Truth Social.