
A dez dias do fim do prazo, 19 milhões ainda não acertaram as contas com o Leão da Receita
Da Redação da São Paulo Tv Brasília Bene Correa Agência Brasil
O brasileiro tem fama de deixar tudo para a última hora. E por que o contribuinte seria diferente na hora de cumprir o prazo para entregar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda?
Faltam apenas dez dias para o fim do prazo, mas 19 milhões de contribuintes parecem não estar muito preocupados com isto, pois ainda NÃO enviaram as informações ao Fisco.
No final da tarde desta terça-feira (20), a Receita informava que apenas 27.448.777 contribuintes tinham enviado a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF). O número equivale a 59,41% do total esperado para este ano.
Maioria terá direito à restituição
Segundo a Receita Federal, entre os contribuintes que já entregaram a declaração:
- 64,4% terão direito a receber restituição
- 19,4% terão que pagar Imposto de Renda
- 16,2% não têm imposto a pagar nem a receber.
Ainda de acordo com a Receita, o preenchimento dos documentos foi feito da seguinte forma: - 83,4% utilizaram o programa de computador
- 10,9% recorreram ao preenchimento on-line, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco
- 5,7% declararam pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para smartphones e tablets
Além disso, 48,1%dos contribuintes usaram a declaração pré-preenchida, por meio da qual o declarante baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 56,4% dos envios.
Desde 1º de abril, a declaração pré-preenchida passou a ser baixada com todos os dados disponíveis. O abastecimento dos dados da declaração pré-preenchida atrasou neste ano por causa da greve dos auditores fiscais da Receita.
Prazo para entrega
O prazo para entregar a declaração começou em 17 de março e termina às 23h59 do dia de 30 de maio.
A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações.
Quem é obrigado a declarar o IR - Pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00
- Quem obteve receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440,00
Quem está isento
As pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2024 estão dispensadas de fazer a declaração, a não ser que se enquadrem em outro critério de obrigatoriedade.