
Taxa de pobreza apresenta queda pelo terceiro ano seguido
Da Redação da São Paulo Tv Brasil
O índice vem diminuindo no Brasil desde o ano de 2022. No entanto, a taxa é desigual entre os estados.
Dados divulgados pelo Banco Mundial revelam que a taxa de pobreza caiu no Brasil pelo terceiro ano consecutivo. O índice, que foi de 21,7% em 2023, caiu para 20,9%, em 2024. E a boa noticia é que a previsão para 2025 é de uma nova queda, para 20,8%. São consideradas pobres as pessoas que vivem com menos de sete dólares por dia (US$ 5,68), o equivalente a R$ 39.
Motivos da queda
A diminuição da pobreza é reflexo direto da criação de 2,8 milhões de vagas de emprego, a queda do desemprego para uma taxa recorde de 6,2% e o aumento de 4,8% do salário médio, acima do aumento real no salário mínimo de 3%. O recuo da pobreza pelo terceiro ano consecutivo só não foi maior por causa da inflação em alta.
Brasil desigual e pobreza maior que vizinhos
O estudo divulgado pelo Banco Mundial mostra algumas informações importantes sobre a pobreza no país:
- A pobreza no Brasil é muito superior à registrada nos países vizinhos e entre os estados brasileiros a desigualdade é gritante.
- Se em Santa Catarina, a taxa de pobreza é de 8%.
- No Maranhão, o índice sobe para 44%.
- Nos lares liderados por mulheres negras o indicador de pobreza chega a 34%.
- Já numa casa onde o chefe de família é um homem branco, a taxa cai para 9%. Três vezes menor que no lar de mulher negra.
A expectativa é de que a taxa de pobreza continue caindo nos próximos anos. No entanto, o ritmo deverá ser menor, em razão da falta de espaço fiscal para aumentar os gastos do governo em programas sociais, como o Bolsa Família.