
Vereador Ricardo Teixeira é reeleito presidente da Câmara de Vereadores Com 49 votos, o vereador vai para o segundo mandato na presidência
Vereador Ricardo Teixeira é reeleito presidente da Câmara de Vereadores
Com 49 votos, o vereador vai para o segundo mandato na presidência
Da Redação da São Paulo TV por jornalista Ana Paula Quarantani Secom Camara Municipal SP fotos de imagem Lucas Bassi, Rede Câmara
O Vereador Ricardo Teixeira foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Vereadores nesta segunda, 15/12. Com 49 votos favoráveis e 06 abstenções, o Vereador vai para o segundo mandato na presidência.
“O diálogo sempre vence”, afirmou Ricardo Teixeira em sua fala. O vereador contou sua trajetória política que sempre teve o foco de ouvir as pessoas, ir até onde está o problema. É o Vereador “Amassa Barro”. Graças a este estilo de estar sempre perto da população, Ricardo Teixeira abriu as portas do Palácio Anchieta para a comunidade e levou a Câmara para as regiões mais periféricas da cidade.

Na Câmara, Ricardo Teixeira deu voz a todos os vereadores. “Não sou o dono da verdade”, disse. Dessa forma, todos puderam apresentar e discutir os projetos. Não é à toa que foram aprovados quase 500 projetos na Câmara, sendo 94% de autoria da Casa.
No gabinete do Vereador Ricardo Teixeira a produtividade também foi alta. A equipe do vereador protocolou mais de 10 mil ofícios com demandas da população, como pedidos de poda de árvores, limpeza de ruas, tapa-buracos, melhorias na iluminação pública, pavimentação asfáltica, além de reforços na área da saúde, com solicitações por mais médicos e medicamentos.
O mandato do Vereador Ricardo Teixeira olhou para o povo. Ele destinou recursos do orçamento para atendimentos na saúde, educação bilingue para surdos, reforma de praças e para levar dentista de graça para a população. A Rota do Sorriso atendeu mais de duas mil pessoas em 18 locais.
Além disso, o mandato também levou alegria e lazer para as famílias com 15 sessões de cinema gratuitas e o Brincando na Praça e Brincando na Paróquia. Muitas brincadeiras, brinquedos e muita pipoca e refrigerante de graça para a criançada.
E teve cidadania com as unidades do Descomplica Móvel e CATE que atenderam milhares de pessoas com agendamentos para documentos e quem estava à procura de um emprego, descomplicando a vida de todo mundo!
Além disso, o projeto Câmara na Rua levou vereadores para os quatro cantos da cidade, em oito edições, com a participação de cerca de 10 mil pessoas nas edições realizadas, fortalecendo o diálogo direto com a população.
O Vereador Ricardo Teixeira também destacou a criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, um espaço dedicado ao acolhimento e à defesa dos direitos das mulheres paulistanas. A implantação da galeria Lilás, uma homenagem a todas as Vereadoras eleitas na história da Câmara Municipal e inauguração dos bustos da primeira vereadora e primeira vereadora negra eleita na cidade, como forma de honrar a história de luta por mais mulheres presentes na política paulistana.
No final do ano foi também criada a Procuradoria da Criança e Adolescente, um espaço dedicado à defesa da criança. “Aqui a violência será investigada e punida no rigor da lei”, afirmou Ricardo Teixeira.
E, ainda, houve a implantação da Sala Azul. Uma sala multissensorial voltada para as famílias autistas e pessoas neurodivergentes, com ansiedade, fobia social. Um verdadeiro oásis de calmaria dentro da Câmara Municipal para que as pessoas possam encontrar a paz que tanto necessitam em momentos de crise e acolhimento para as famílias atípicas.
Ricardo Teixeira também passou abriu as portas da Câmara Municipal aos finais de semana, com o projeto Câmara Aberta, promovendo mais acesso ao público por meio das visitas guiadas, feira de artesanato e shows culturais.
O Pátio Papa Francisco também ganhou um playground. Uma solicitação do Conselho Mirim que se transformou em realidade, provando que a Câmara também é lugar de criança.
No final do ano, graças a parceria com a SPREGULA o prédio da Câmara foi todo iluminado para o Natal.
Além disso, o Vereador ouviu a proposta dos funcionários da casa e implantou o Centro de Memória. Um museu com o acervo da Câmara, porque uma história de 465 anos não pode ficar guardada dentro de um armário.
Para Ricardo Teixeira, tudo só foi possível graças ao diálogo e a parceria com vereadores e a população. “Aos vereadores que me apoiaram para mais um ano à frente da presidência: minha gratidão pela confiança. Este espaço continuará sendo de todos, porque, no fim das contas, o diálogo sempre vence”, disse.
A mesa diretora , 2026, da Câmara será composta por:
Ricardo Teixeira, presidente;
João Jorge, 1º vice-presidente;
Isac Felix, 2º vice-presidente;
Senival Moura, 1° secretário;
Gabriel Abreu, 2° secretário;
Major Palumbo, 1° suplente;
Edir Sales, 2° suplente;
Sargento Nantes, corregedor-geral do Legislativo paulistano.
