
Trump critica decisão de Elon Musk de lançar um novo partido político
Da redação da São Paulo Tv Bene Correa Com informações da AF
Aliados até pouco tempo atrás, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o empresário Elon Musk se estranham e se distanciam cada vez mais.
Neste domingo, Trump partiu para o ataque após Musk lançar o Partido da América, com o objetivo de desafiar o tradicional “sistema de partido único” do país.
“Acho ridículo criar um terceiro partido. Sempre foi um sistema bipartidário, acho que criar um terceiro partido apenas contribui para a confusão. Terceiros partidos nunca funcionaram. Podemos nos divertir com isso, mas acho ridículo.”, afirmou Trump.
Depois, Trump voltou a atacar o empresário na plataforma Truth Social.
Na postagem, Trump disse que Musk havia saído “dos trilhos” e se tornado “um desastre” nas últimas cinco semanas. E acrescentou que a criação de um terceiro partido causaria “uma disrupção total e caos”.
Conselho às empresas de Musk
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, entrou na onda de críticas e sugeriu que as empresas de Musk incentivassem seu dono a se concentrar nos negócios, em vez da política.
“Acho que os conselhos de administração de suas empresas gostariam que ele voltasse a dirigi-las, já que, nisso, ele é melhor do que ninguém”, disse Bessent à rede de TV CNN, ao ser perguntado se o anúncio de Musk preocupava o governo.
Bessent ressaltou que “os princípios” do chamado Departamento de Eficiência Governamental (Doge), que Musk dirigiu como parte dos esforços de Trump para cortar gastos públicos, são “muito populares”. “Mas se você olhar as pesquisas, Elon não era”, alfinetou o secretário.
Após aceitar convite para ajudar no governo Trump, Musk deixou o cargo em maio, para se dedicar integralmente às suas empresas, numa tentativa de reverter a queda nas vendas e melhorar a imagem da fabricante de veículos elétricos Tesla.