
Smart Sampa da gestão Nunes mostra resultados positivos na segurança pública: condenado pela Justiça é preso na zona sul de São Paulo com ajuda do sistema
Da redação da São Paulo TV Nucleo de Jornalismo Bene Correa
fonte da Secom da Prefeitura
O Smart Sampa, maior sistema de monitoramento da América Latina, implantado pela Prefeitura de São Paulo sob a gestão do prefeito Ricardo Nunes, segue apresentando resultados expressivos no reforço à segurança pública da cidade. Nesta semana, o sistema foi fundamental para localizar e ajudar na prisão de mais um foragido da Justiça.

O criminoso, identificado como José Henrique de Oliveira Junior, de 41 anos, condenado por estupro cometido na Bahia, foi detido na manhã de terça-feira (1º) por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O homem estava foragido desde outubro do ano passado, quando a Justiça baiana decretou sua prisão preventiva.
A captura aconteceu na Avenida dos Funcionários Públicos, em frente ao CEU Vila do Sol, no Jardim Ângela, zona sul da capital. A prisão foi possível graças ao sistema de reconhecimento facial do Smart Sampa, que identificou o criminoso e acionou rapidamente as equipes da GCM. O foragido foi conduzido ao 47º Distrito Policial, no Capão Redondo, onde permanece à disposição da Justiça.
Tecnologia a serviço da segurança
Lançado em novembro de 2024, o Smart Sampa já colaborou para a prisão de 1.374 foragidos da Justiça, dos quais 316 procurados em outros estados brasileiros, o que evidencia a integração nacional do programa e o seu impacto na proteção da população paulistana.

O sistema conta com câmeras de alta tecnologia e reconhecimento facial, além de algoritmos avançados capazes de gerar alertas inteligentes para identificar situações como intrusão, vandalismo e furto. Outro diferencial é a integração da central de monitoramento com órgãos como SAMU, CET, Polícia Militar, Polícia Civil e a própria GCM, garantindo respostas rápidas e eficientes no atendimento das ocorrências.
A Prefeitura de São Paulo reafirma, com mais esta prisão, o compromisso da gestão Ricardo Nunes em utilizar tecnologia e inovação para ampliar a segurança pública e proteger os cidadãos da maior cidade do País.