
Seminário Brasil–França debate competitividade e modernização da infraestrutura portuária
Redação São Paulo TV – Economia & Infraestrutura
Paris, setembro de 2025 – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou nesta quarta-feira (10) da segunda parte do Seminário Brasil–França: ações para potencializar a competitividade do Brasil e ampliar o protagonismo no mercado internacional, evento que reuniu autoridades, empresários e representantes do setor produtivo em Paris.
O encontro, que integra a missão oficial brasileira na França, discutiu os principais desafios e perspectivas da infraestrutura nacional, com foco na modernização do sistema portuário, nos investimentos em logística e nas oportunidades de parceria com o setor privado.
Debate sobre regulação e investimentos
A programação incluiu painéis que abordaram desde as iniciativas das entidades de classe para modernizar os portos brasileiros até as demandas para ampliar os investimentos privados em transportes.
Um dos pontos centrais foi a mesa-redonda dedicada ao Projeto de Lei 733/2025, que regulamenta as atividades de operação portuária. A discussão destacou os possíveis impactos da proposta para a evolução do setor e para a segurança jurídica necessária ao ambiente de negócios.
Posicionamento do governo
Em sua participação, o ministro Silvio Costa Filho enfatizou o compromisso do governo com diálogo, previsibilidade e transparência.
“Temos o compromisso de, nos próximos meses, avançar em pautas fundamentais para o setor portuário, ouvindo as contribuições de todos os atores envolvidos. É com diálogo, transparência e previsibilidade que vamos construir um ambiente mais seguro para investimentos e para o fortalecimento da infraestrutura nacional”, afirmou.
Costa Filho também ressaltou que o seminário é uma oportunidade de estreitar relações bilaterais, ampliar parcerias estratégicas e estimular novos investimentos franceses no Brasil.
Papel do TCU
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, destacou a atuação da Corte no enfrentamento dos gargalos da infraestrutura nacional. Ele defendeu uma postura pedagógica e orientadora, com foco em soluções consensuais.
Segundo Vital, o TCU conseguiu liberar em 2024 quatro grandes licitações que representaram R$ 4 bilhões em investimentos e, em 2025, já viabilizou a primeira grande operação do ano, incluindo o canal de acesso ao Porto de Paranaguá, considerado um modelo para futuros projetos.
“Quero reconhecer o trabalho e o empenho do ministro Silvio Costa Filho. É um dos gestores públicos que mais buscam estar próximo do TCU, dando transparência à sua gestão e sempre na busca por consenso”, afirmou Vital do Rêgo.
Reunião com investidores franceses
Na parte da manhã, em Paris, Silvio Costa Filho reuniu-se com representantes do Grupo EGIS, uma das principais consultoras de engenharia de infraestrutura do mundo, com atuação no Brasil há mais de 40 anos.
A empresa, responsável pela gestão de 20 aeroportos em sete países – entre eles o Aeroporto de Viracopos (SP) –, demonstrou interesse em acompanhar oportunidades de investimentos em programas brasileiros como o AmpliAR (voltado à aviação regional) e o atual ciclo de concessões portuárias e hidroviárias.
O encontro contou com a presença do CEO do grupo, Pierre-Yves Massille, que reforçou a intenção da EGIS em ampliar sua presença no Brasil, acompanhando a agenda de modernização e expansão da infraestrutura nacional.
Importância estratégica
Ao final, o seminário reforçou a visão de que a infraestrutura portuária é peça-chave para a competitividade brasileira no cenário global. A agenda de reformas regulatórias, aliada ao interesse de investidores estrangeiros e à cooperação bilateral com a França, representa um passo relevante para garantir mais eficiência logística, redução de custos e atração de capital privado.
📌 Fonte: Ministério de Portos e Aeroportos / Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República