
São Paulo decreta luto oficial pela morte do Papa Francisco e homenageia com nomeação de CEU
Especial da Redação da São Paulo Tv
A cidade de São Paulo decretou luto oficial de sete dias pelo falecimento do Papa Francisco, ocorrido na manhã desta segunda-feira (21). Em sinal de respeito e reconhecimento, o nome do pontífice será atribuído ao CEU – Centro de Educação Unificado de Sapopemba, na Zona Leste da capital. A unidade, que será inaugurada nos próximos dias, passará a se chamar CEU Papa Francisco.
O prefeito Ricardo Nunes, que está em missão oficial na China, manifestou profunda comoção com a perda. Em vídeo gravado durante uma escala no Aeroporto Internacional de Doha, no Catar, ele relembrou o encontro que teve com o Papa em 2024. “Ano passado, ele me convidou para ir até o Vaticano. Estive com o Papa Francisco, que foi tão carinhoso conosco. Ele me presenteou com um terço, que levo comigo aonde quer que eu vá.”

E completou emocionado: “Hoje nos deixou um homem exemplar, de fé inabalável, que lutou até o fim por um mundo mais justo e solidário. O mundo está de luto. Descanse em paz, Papa Francisco, o primeiro jesuíta a se tornar Santo Padre da Igreja Católica.”
Durante o período de luto oficial, a Prefeitura de São Paulo determinou que a bandeira do município seja hasteada a meio mastro em todos os edifícios públicos. A medida presta homenagem a um líder religioso que marcou a história da Igreja Católica com sua simplicidade, coragem e amor incondicional aos mais pobres.
Papa Francisco deixa um legado imortal de fé, solidariedade e serviço, cujas ações e gestos de amor ao próximo continuarão a inspirar gerações. Que seu exemplo siga iluminando o caminho da sociedade rumo a um mundo mais justo, humano e fraterno.
📹 Veja a declaração do prefeito Ricardo Nunes no Instagram: [link] Instagram