
Rua Augusta, 2365
*José Renato Nalini
Nesse endereço está uma solução baseada na natureza. Nem sei o que funciona ali. Mas é um exemplo de como a moderna engenharia, arquitetura, design e paisagismo podem colaborar para tornar São Paulo uma cidade mais verde, mais resiliente e mais humana.
Todos assistimos a essa volúpia de construções convencionais, esbanjando cimento, concreto, ferro e vidro. Sem deixar um centímetro quadrado de solo, para que a água possa retornar ao lençol freático. Uma cidade impermeabilizada, que converteu a garoa antiga em vendavais que arrancam árvores sadias, formam possantes correntezas e matam. Como tem acontecido para lástima de todos nós.
Uma construção civil inteligente pouparia o verde, que é um valor acrescido, pago com prazer por seres sensíveis, que não desconhecem o perigo das emergências climáticas. Estas, resultado do aquecimento global, que nós mesmos causamos, ao nos exceder na utilização de combustíveis fósseis e de não saber destinar nosso desperdício, estão cada vez mais intensas e mais frequentes.
Enquanto a maioria fica na resposta anacrônica, de ocupar todo o terreno e multiplicar os caixotões onde as pessoas se amontoam mas nem sempre conseguem viver plenamente, quem construiu o conjunto da Augusta 2365 deixou um espaço livre com muito verde, em estético e agradável tratamento paisagístico.
Os que ainda se preocupam com o futuro, deveriam mostrar tal solução para que ela fosse adotada por empreendedores sensíveis – sim, eles existem – e se multiplicasse nesta São Paulo, que é a maior cidade brasileira, um modelo que respeitasse a natureza. Já passou da hora de devolvermos a ela aquilo de que nos apropriamos de forma insensata e inclemente. Mesmo porque, é ela – natureza – que agora está com a palavra, depois de nós deixarmos de ouvir os cientistas. E ela está muito brava com o bicho-homem.
Passem pela Rua Augusta, 2365 e constatem como é possível construir sem sacrificar o ambiente. Quem concretizou essa obra merece um prêmio.
*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.
