
Ricardo Teixeira destaca abertura das inscrições para o Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia 2026
Da Redação | São Paulo TV Broadcasting
Premiação promovida pela Câmara Municipal de São Paulo chega à sua 28ª edição e reconhece os melhores trabalhos da mídia especializada na divulgação da gastronomia paulistana
Da Redação | São Paulo TV Broadcasting
Sob a liderança do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira, estão abertas as inscrições para a edição 2026 do tradicional Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia, uma das mais importantes premiações voltadas ao reconhecimento da mídia especializada, pesquisadores e profissionais que contribuem para divulgar a riqueza gastronômica da capital paulista.
A iniciativa, que chega à sua 28ª edição, reforça o compromisso da Câmara Municipal com a valorização da cultura, do turismo, da hospitalidade e da gastronomia, setores que movimentam a economia da cidade e fortalecem a imagem de São Paulo como uma referência internacional.
Os interessados poderão se inscrever até às 18h do dia 4 de setembro de 2026, com trabalhos publicados entre 5 de setembro de 2025 e 4 de setembro de 2026, desde que relacionados à gastronomia paulistana.
Para o presidente da Câmara, Ricardo Teixeira, iniciativas como esta ajudam a destacar o papel da gastronomia como patrimônio cultural, econômico e turístico da cidade, além de incentivar a produção de conteúdo jornalístico qualificado sobre um dos setores mais dinâmicos da capital.
Câmara de Ricardo Teixeira valoriza a comunicação especializada
A premiação contempla 14 categorias, abrangendo reportagens produzidas para jornais, revistas, rádio, televisão, internet, vídeos digitais, podcasts, fotografia, guias gastronômicos, programas especializados, revistas do setor, trabalhos acadêmicos, aplicativos e projetos de gastronomia solidária.
Os materiais inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por vereadores da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos, além de especialistas e representantes ligados ao setor gastronômico.
Os vencedores receberão a tradicional Salva de Prata, uma das mais importantes homenagens concedidas pelo Legislativo paulistano. A comissão também poderá conceder Menções Honrosas para trabalhos de destaque.
São Paulo mantém posição de Capital Mundial da Gastronomia
A gastronomia é um dos grandes cartões-postais da cidade de São Paulo. Reconhecida mundialmente pela diversidade de restaurantes, bares, mercados, padarias e experiências culinárias, a capital reúne influências de dezenas de nacionalidades e de todas as regiões brasileiras.
O Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia foi criado justamente para reconhecer aqueles que ajudam a contar essa história por meio do jornalismo, da pesquisa acadêmica e da inovação, contribuindo para fortalecer a imagem da cidade dentro e fora do Brasil.
A atual gestão da Câmara Municipal, presidida por Ricardo Teixeira, tem dado destaque a ações que valorizam o turismo, a cultura, o empreendedorismo e a geração de oportunidades, áreas diretamente impactadas pelo setor gastronômico.
Serviço
Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia 2026
📅 Inscrições: até 4 de setembro de 2026, às 18h
🏆 Categorias: 14 modalidades voltadas ao jornalismo, fotografia, mídia digital, pesquisa acadêmica, aplicativos e gastronomia solidária.
📍 Local da premiação: Câmara Municipal de São Paulo.
📧 Informações:
trofeugastronomia@saopaulo.sp.leg.br
paulop@saopaulo.sp.leg.br
📞 Telefones:
(11) 3396-4239
(11) 3396-4667
A premiação reforça o papel da Câmara Municipal, sob a presidência de Ricardo Teixeira, no incentivo a iniciativas que promovem a cultura, o turismo e a excelência da gastronomia paulistana, reconhecida como uma das mais importantes do mundo.

