
Ricardo Teixeira anuncia a novidade para os motocas das obras do BRT na Radial Leste
Da Redação da São Paulo Tv fonte e fotos Secom CMSP da Jornalista Ana Paula Quarantani
As obras do novo corredor de ônibus da Radial Leste estão em pleno andamento e marcam uma das maiores transformações da mobilidade urbana na Zona Leste de São Paulo. O projeto integra o sistema BRT (Bus Rapid Transit) e prevê a implantação de faixas exclusivas para ônibus no canteiro central da via, medida que promete reduzir de forma significativa o tempo de viagem dos passageiros e aumentar a eficiência do transporte coletivo.

O primeiro trecho vai ligar o Parque D. Pedro até Aricanduva, com previsão de expansão até Guaianases. Atualmente, as faixas de ônibus estão posicionadas à direita da pista, o que gera maior interferência com o tráfego comum. A mudança para o centro da via permitirá maior fluidez, velocidade operacional mais alta e, consequentemente, viagens mais rápidas para milhões de paulistanos que utilizam diariamente a Radial Leste. O acesso dos passageiros será feito por meio de passarelas em pontos estratégicos.
Uma das novidades mais aguardadas é a implantação da Faixa Azul, que oferece espaço exclusivo para motociclistas. Já aplicada com sucesso em outras avenidas da cidade, a sinalização especial tem como objetivo ampliar a segurança viária e reduzir os índices de acidentes envolvendo motos.
O vereador Ricardo Teixeira Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, que acompanhou de perto o início das intervenções, destacou o impacto positivo da iniciativa:
“A Radial Leste é o coração da mobilidade da Zona Leste. Este corredor central, junto com a Faixa Azul, representa um avanço histórico para nossa região. É a resposta às demandas reais de quem utiliza a via todos os dias, seja de ônibus, seja de moto.”
Apesar dos benefícios futuros, os trabalhos já causam reflexos no trânsito local, com interdições e desvios que exigem paciência e adaptação dos motoristas. Teixeira ressaltou, no entanto, que os transtornos são temporários:
“É uma grande obra para a Zona Leste, e precisamos ter paciência durante este período. O resultado final trará mais segurança, rapidez e qualidade para todos.”
Com a conclusão, a Radial Leste terá um corredor moderno, integrado à rede de transporte de São Paulo, e um modelo de segurança para motociclistas que poderá ser referência para outras regiões da capital.
