
Ricardo Nunes visita agência de mobilidade de Milão em busca de conhecimento e soluções para o trânsito paulistano
📍 Milão, Itália – 24 de junho de 2025
📡 Por Bene Corrêa e Beatriz Ciglioni | Especial da Europa: Samys Montanaro
📰 Reportagem especial – Redação São Paulo TV Broadcasting
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, cumpriu nesta terça-feira (24) mais uma etapa da visita oficial à Itália, visitando a AMAT, agência de mobilidade de Milão, com o objetivo de conhecer as soluções adotadas pelas autoridades locais para a mobilidade urbana sustentável.
Na AMAT, o prefeito teve a oportunidade de verificar o funcionamento da operação de bonde leve (VLT), do planejamento trânsito e a integração de diferentes modais de transporte público de Milão.
A viagem à Itália em busca de conhecimento e soluções para os problemas da mobilidade urbana só comprova o compromisso da Prefeitura de São Paulo na busca por alternativas inovadoras para a mobilidade da cidade, inspiradas em modelos de sucesso global.

A cidade de Milão é reconhecida por ter implantado um dos maiores sistemas de VLT do mundo, com 17 linhas e cerca de 160 km de extensão. Além disso, a cidade apresenta um modelo de transporte público integrado e com forte investimento em eletrificação da frota.
Na AMAT, o prefeito Ricardo Nunes conheceu de perto práticas e tecnologias que podem contribuir para o desenvolvimento de projetos que podem melhorar e modernizar a mobilidade urbana de São Paulo, com a implantação de sistemas que apresentem eficiência energética e reduzam as emissões de poluentes.
Projeto BondeSP
A visita é de importância vital para o desenvolvimento do projeto BondeSP, que tem como objetivo a instalação do sistema de VLT no centro de São Paulo.
O projeto prevê a implantação de 12 km de extensão e duas linhas conectando terminais de ônibus, estações de metrô e CPTM, buscando priorizar os deslocamentos de forma sustentável e integrada ao centro da cidade.
O prefeito Ricardo Nunes fez um balanço do que observou na agência de mobilidade de Milão.
- “Tem muito VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) aqui e a gente pode compartilhar a experiência sobre o sistema. Tem toda uma experiência aqui com relação à mobilidade, então foi bastante importante poder contar com os técnicos da Prefeitura de Milão”.
Relação São Paulo-Milão
Nunes definiu a relação de São Paulo como “cidade-irmã de Milão” e destacou a importância do intercâmbio na busca contínua por alternativas de mobilidade para a capital paulista.
-“Isso é importante para a gente poder sempre buscar alternativas para implantar em São Paulo. Vamos continuar o nosso trabalho aqui em Milão, bastante importante”, concluiu.
Viagem oficial
O prefeito Ricardo Nunes iniciou a visita oficial à Itália no dia 21 de junho e o retorno está previsto para o dia 27. Durante a viagem, ele cumprirá agendas em Milão, Roma, e ainda terá o primeiro encontro com o papa Leão XIV.
Além de estreitar os laços institucionais com governos locais, a visita tem como objetivo ampliar projetos conjuntos nas áreas de desenvolvimento urbano sustentável, inovação, cultura e alimentação, além de reforçar a histórica irmandade entre São Paulo e Milão, estabelecida em 1962.
A comitiva do prefeito é integrada pelos secretários de Relações Internacionais, Angela Gandra, do Planejamento e Eficiência (SEPLAN/SGM), Cibele Molina, de Governo, Edson Aparecido, do Desenvolvimento e Trabalho, Rodrigo Goulart, e o chefe de Gabinete do Prefeito, Vitor Sampaio.