
Ricardo Nunes e Tarcísio participam de cerimônia de entregade motos com câmeras do Smart Sampa para a PM e GCM
Da redação da São Paulo Tv jornalista Bene Correa com informações da TV Globo e G1 Imagens Rede de Ricardo Nunes
1 Redes de Nunes Recendo o Governador Tarcísio de Freitas na Prefeitura Stories • Instagram 2 Nunes e Tarcísio no Vale Anhangabaú Stories • Instagram 3 Stories • Instagram 4 Fala de Nunes Stories • Instagram 5 fala Tarcísio Stories • Instagram

Motos utilizadas pela Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo recebem câmeras do programa Smart Sampa, que serão utilizadas em rondas pela capital paulista.

São Paulo deu mais um passo importante no uso de tecnologia para reforçar a segurança pública. Nesta segunda-feira (11), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) participaram, no Vale do Anhangabaú, da cerimônia de entrega das 100 primeiras câmeras acopladas em motocicletas utilizadas pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Civil Metropolitana (GCM).
A iniciativa integra o programa Smart Sampa, que conecta os equipamentos diretamente à Central de Monitoramento da Prefeitura. As câmeras são capazes de identificar irregularidades, como placas adulteradas ou de veículos furtados/roubados, e enviar alertas imediatos às equipes, permitindo abordagens mais rápidas, eficazes e direcionadas.
Segundo a Prefeitura, os novos equipamentos são integrados à Central de Monitoramento do Smart Sampa e são capazes de detectar irregularidades e enviar alertas imediatos à equipe que captura imagens.

Isto possibilita abordagens mais rápidas e eficazes aos criminosos que usam motos com placas frias ou roubadas para cometer crimes na cidade de São Paulo.

“Com essa tecnologia, o policial já vai saber na hora se trata de uma moto roubada ou com placa fria e fazer então a abordagem. É uma forma de fiscalizar as motos com mais eficácia, sem precisar fazer milhões de blitzes na cidade que tem 1,3 milhão de motos que circulam por dia”, disse Ricardo Nunes.
“Não tenho dúvida que com essa nova abordagem, vamos conseguir tirar de circulação [motos roubadas e frias], além de possibilitar a identificação de criminosos. A intenção é trabalhar bastante para poder diminuir a criminalidade e dar mais segurança pras pessoas”, completou o prefeito.

O governador Tarcísio de Freitas ressaltou a importância da integração entre as forças e o trabalho conjunto entre Prefeitura e Governo do Estado, destacando que a parceria se estende a diversas áreas: combate a enchentes, mobilidade urbana, segurança pública, saúde e habitação.
“Essa parceria dá fruto, entrega resultado ao cidadão. O time de secretários da Prefeitura e do Estado é excelente, trabalha de forma integrada e com foco na solução dos problemas. Estou muito satisfeito com esse trabalho e, por isso, considero tão importante que o Ricardo Nunes esteja à frente da Prefeitura.”
Inicialmente, serão 50 câmeras nas motos da GCM e outras 50 da Polícia Militar.
A entrega ocorreu no Vale do Anhangabaú, nesta segunda-feira (11) na presença do governador Tarcísio de Freitas e do secretário da Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite (PP), além de integrantes da cúpula das duas polícias estaduais.

Ricardo Nunes disse que o objetivo da parceria entre prefeitura e governo de São Paulo é reforçar o combate aos crimes envolvendo veículos furtados, roubados ou com placas adulteradas, além de ampliar a tecnologia de monitoramento urbano na capital.
Números divulgados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana mostram que, somente em junho, o Smart Sampa identificou 5.579 veículos com placas irregulares, o que demonstra a importância do uso da tecnologia também nas motocicletas de patrulhamento.
No portal oficial do programa, atualizado às 11h30 de hoje (11/08/2025), há um “prisômetro” com resultados como 1.614 foragidos capturados, 1.294 presos no ano de 2025, 35 presos em agosto, 79 desaparecidos localizados e 3.086 prisões em flagrante, incluindo 17 ocorrências com veículos
Segundo o secretário municipal Orlando Morando, o sistema Smart Sampa tem um custo mensal de quase R$ 10 milhões por mês, porém este investimento em segurança tem gerado retorno para a cidade, pois resultou na prisão de mais de 1 mil pessoas procuradas pela Justiça.