
Putin e Trump devem tratar da guerra na Ucrânia e segurança internacional na reunião desta sexta-feira, segundo o Kremlin
Da redação da São Paulo Tv jornalista Bene Correa com informações da AFP e UOL
O governo russo informou que o presidente Vladimir Putin e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vão discutir formas de solucionar o conflito na Ucrânia durante a reunião desta sexta-feira (15), marcada para ocorrer no Alasca.
“Provavelmente é óbvio para todos que o principal tema será a resolução da crise ucraniana”, declarou nesta quinta-feira à imprensa o conselheiro diplomático de Putin, Yuri Ushakov.
A reunião está prevista para começar às 16h30, no horário de Brasília, e os dois presidentes concederão uma entrevista coletiva conjunta após o encontro de cúpula na base aérea de Elmendrof, em Anchorage.

Primeiro encontro após retorno de Trump
Yuri Ushakov afirmou que os preparativos “entraram na fase decisiva” para o primeiro encontro presencial entre os dois presidentes desde o retorno de Trump ao poder em janeiro.
O encontro começará com uma reunião entre Putin e Trump na presença de intérpretes. Posteriormente, eles continuarão as negociações num almoço com a presença de um grupo de especialistas.
“Depois será organizada uma entrevista coletiva para fazer um balanço do que foi discutido”, acrescentou o conselheiro de Putin.

A última coletiva de imprensa conjunta entre os dois aconteceu em 2018, quando Trump e Putin se encontraram em Helsinque.
Segundo o conselheiro, a delegação russa será composta pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, o ministro da Defesa, Andrei Belusov, o ministro das Finanças, Anton Siluanov, e o negociador econômico Kiril Dmitriev.
