
Pródiga e generosa
*José Renato Nalini
Pródiga e generosa, assim é a natureza. Leio num texto de Alisson Ficher, que pessoas jogaram doze mil toneladas de casca de laranja numa parte deteriorada de terreno, perto de uma floresta. Deixaram lá esses resíduos por dezesseis anos. Quando o local foi redescoberto, ali havia uma floresta regenerada, com 176% a mais de biomassa e sem nenhum custo. Isso aconteceu na Costa Rica, um país que leva a sério a ecologia e as mudanças climáticas e que tem uma população já bem treinada para colaborar com o ambiente.
Esse experimento ambiental ocorreu em área degradada e o efeito maravilhoso foi a regeneração da cobertura vegetal. Não houve acompanhamento algum. Nada se investiu, nem se gastou. O trabalho foi exclusivamente da própria natureza. Esse espaço se destacou em relação às áreas contíguas, que não receberam as cascas de laranja. Esse local mostrou o surgimento de uma floresta mais biodiversa, com vegetação mais bonita e saudável em relação à gleba vizinha. Foi a constatação dessa generosidade da mãe-natureza. Ela sabe reprocessar aquilo que é dela e aproveita tudo.
Isso deve servir como lição para nós. Todos os resíduos orgânicos, aquilo que apodrece, que fermenta, que é natural, não deve ser expelido e descartado como se não valesse nada. Ao contrário: tudo é algo de que o ambiente se apropria e converte em benefícios ecológicos.
Não é difícil fazer compostagem em casa. Mas quem não quiser, basta separar tudo o que é resíduo orgânico, restos de alimento, folhas, vegetais, cascas de fruta, pó de café, etc., num recipiente separado. Em geral, um saco plástico. E destinar aquilo que é seco, os resíduos sólidos que servem para reciclagem. A Prefeitura de São Paulo tem coleta seletiva em todas as ruas. Se a população colaborar, teremos no futuro uma cidade mais verde, mais humana, mais saudável, mais bonita, mais amiga da vida. Inclusive da vida dos seres racionais.
*José Renato Nalini é Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.
