
Prefeito Ricardo Nunes e secretário da Saúde Zamarco ampliam vacinação contra gripe para toda a população a partir desta segunda (19)
Da Reportagem da São Paulo Tv – Ciglioni com informações da Assessoria de Imprensa da SMS
479 UBSs estarão aplicando doses para quem tem acima de 6 meses de idade; Prefeitura alerta para sintomas e reforça medidas de prevenção
A Prefeitura de São Paulo, sob a liderança do prefeito Ricardo Nunes e com atuação direta do secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, anuncia a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe para toda a população com mais de seis meses de idade, a partir desta segunda-feira (19).
A vacina contra o vírus influenza estará disponível em todas as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs Integradas, também das 7h às 19h.
“Essa ampliação da imunização para pessoas acima de 6 meses é importante para proteger toda a população, além de prevenir o agravamento das doenças respiratórias, principalmente nessa época de sazonalidade”, afirma o secretário Luiz Carlos Zamarco.
Desde o início da campanha em março, quando a vacinação foi voltada aos grupos prioritários — como idosos, gestantes, puérperas, crianças pequenas, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde e da educação, entre outros — mais de 1 milhão de doses foram aplicadas na capital. No entanto, a cobertura vacinal ainda está em apenas 25% entre o público prioritário, o que motivou a ampliação da estratégia.
Sintomas da gripe
A gripe é uma infecção respiratória aguda causada pelos vírus da influenza e costuma apresentar sintomas como:
- Febre alta e repentina
- Tosse seca
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Dores musculares e nas articulações
- Calafrios
- Cansaço
- Congestão nasal
- Em alguns casos, vômito e diarreia (especialmente em crianças)
Em grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com doenças crônicas, a gripe pode levar a complicações mais graves, como pneumonia.
Formas de prevenção
Além da vacinação, que é a forma mais eficaz de prevenção, a Secretaria Municipal da Saúde recomenda que a população siga cuidados simples e eficazes para evitar o contágio:
- Lave as mãos com frequência com água e sabão ou use álcool em gel
- Evite tocar olhos, boca e nariz sem antes higienizar as mãos
- Cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, de preferência com o antebraço ou lenço descartável
- Use máscara em locais fechados ou com aglomeração de pessoas
- Mantenha ambientes bem ventilados
- Evite contato com pessoas gripadas
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, copos ou toalhas
As unidades da rede municipal de saúde seguem prestando atendimento a pacientes com sintomas respiratórios, com acolhimento humanizado e direcionamento para testagem e tratamentos adequados.
Onde se vacinar
A população pode consultar o endereço da UBS mais próxima acessando a plataforma Busca Saúde. A vacina é gratuita, segura e não causa gripe.
O prefeito Ricardo Nunes tem reforçado: “A vacinação é uma medida coletiva de proteção. Quanto mais pessoas vacinadas, menor a circulação do vírus. Estamos garantindo o acesso em todos os bairros e reforçando o atendimento nas unidades de saúde para cuidar da nossa gente.”
Mais informações estão disponíveis no site oficial da Secretaria Municipal da Saúde e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).