
Prefeito Ricardo Nunes prestigia lançamento da Taça das Favelas Brasil 2025 em São Paulo
Da Redação da São Paulo TV texto Beatriz Ciglioni com informações da Secom da Prefeitura de São Paulo e site oficial da Taça das Favelas Redes Nunes Instagram

São Paulo, 2 de outubro de 2025 – O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, participou nesta quinta-feira (2) da cerimônia de lançamento da Taça das Favelas Brasil 2025, realizada na Praça das Artes, no centro histórico da capital. O evento marcou oficialmente o início do chamado Favelão 2025, maior competição de futebol entre comunidades do país, organizada pela CUFA (Central Única das Favelas) e produzida pela InFavela, empresa do Grupo Favela Holding.
O lançamento contou com a presença do presidente estadual da CUFA, Marcivan Barreto, da secretária de Estado de Esportes, coronel Helena Reis, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Rogério Lins, e do diretor de canais regionais e da TV Globo São Paulo, Max Oliveira, além de artistas, patrocinadores e representantes de seleções estaduais.

Após a solenidade, foi realizado o sorteio das chaves que definirá os caminhos das mais de 30 seleções participantes, vindas de norte a sul do país. A competição reunirá jovens atletas do masculino, entre 14 e 17 anos, que disputarão o Troféu Jair da Matta, e meninas a partir dos 14 anos, que vão brigar pelo Troféu Marina Soares Athayde. Os dois homenageados foram fundamentais na trajetória da CUFA.
Segundo a vice-presidente institucional da CUFA, Geovana Borges, o torneio ultrapassa o campo esportivo.

“Este projeto vai além do esporte: é uma ação de inclusão, cidadania e transformação social. Ao reunir jovens de diversas realidades e regiões do país, promovemos integração, respeito às diferenças e igualdade de oportunidades”, afirmou.
A fase nacional do Favelão 2025 será disputada entre os dias 3 e 12 de outubro, no Centro Esportivo Vicente Feola, na Vila Manchester, zona leste da capital. A grande final está marcada para 1º de novembro, em local ainda a ser divulgado.
Histórico da competição
No masculino, já conquistaram o título as seleções de São Paulo (2022), Paraná (2023) e, em 2024, São Paulo e Espírito Santo dividiram o troféu devido ao cancelamento da final por conta de fortes chuvas. No feminino, a hegemonia é do Rio de Janeiro, tricampeão consecutivo.
