
Prefeito Ricardo Nunes entrega ponto de descarte de tecidos na região do Brás
Da redação da São Paulo Tv com informações da Secom – Prefeitura SP Imagem Reportagem da Globo
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, entrega nesta segunda-feira (20) o Ecoponto Têxtil Brás, localizado no número 972, da rua Cachoeira.

Na cidade de São Paulo, grandes geradores de resíduos, como empresas, indústrias, comércios e instituições que produzem grandes volumes de resíduos, têm responsabilidades específicas para a gestão adequada desses materiais.
Eles devem seguir regras rigorosas, incluindo a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), para assegurar a destinação correta e ambientalmente adequada dos resíduos.
Mesmo assim, impedir o descarte irregular de tecidos nas ruas da cidade é um desafio que a Prefeitura enfrenta todos os dias.
O problema ocorre principalmente na região do Brás, conhecido por ser um dos maiores centros comerciais do Brasil.
Problema ambiental
Jogado a céu aberto, a decomposição do tecido pode demorar séculos.
E se for parar nas boas de lobo, encanamentos e ruas, o material pode provocar entupimentos, causando alagamentos em épocas de chuvas intensas, gerando prejuízos para a administração municipal e principalmente para a população.

O Ecoponto da rua Cachoeira vem somar ao do localizado na Praça Giuseppe Cesari, 54, no Bresser, inaugurado em maio de 2024.
Num período de 3 meses, o Ecoponto chegou a receber uma média de 26,48 toneladas de resíduos, mostrando a importância destes locais para o descarte correto do material.
Vale ressaltar que o Ecoponto Bresser foi o primeiro a aceitar retalhos de tecidos, que antes eram jogados pelas ruas da região.

Outras opções para descarte correto:
• Projeto “Emendando Retalhos”:
Para quem prefere destinar resíduos para projetos sociais e de reciclagem, é possível entrar em contato com a Ivone, do “Instituto Caçada do Retalhos”, pelo número (11) 98658-6073.
• Outras iniciativas:
Outras instituições e programas, como o “Projeto Recicla Jeans”, o “Movimento ReCiclo” (C&A) e o “EcoEstilo” (Renner), também recebem tecidos para reciclagem ou doação.


