
Prefeito Ricardo Nunes entrega mais novas moradias parta famílias em Itaquera, na zona leste
Da redação da São Paulo Tv Bene Correa fonte Secom – Prefeitura SP Fotos Secom
redes Nunes 1 Stories • Instagram 2 Stories • Instagram 3 Stories • Instagram 4 Stories • Instagram
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, entregou nesta quinta-feira (10) 142 unidades habitacionais em Itaquera, na zona leste, viabilizadas pelo Pode Entrar Entidades, no Residencial Vida Nova.
Nunes lembrou que o Programa Pode Entrar com várias modalidades e se subdivide nas modalidades Aquisição, Entidades, Empresas, Melhorias, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Carta de Crédito.
“O Pode Entrar Entidades é o modelo desta construção aqui. É uma entidade séria, que tem um convênio com a Prefeitura, para a qual repassamos o recurso para realizar a obra, permitindo que a população possa morar com qualidade, com uma prestação bem baixa”, disse.

Ao todo o condomínio possui quatro torres com térreo e mais oito pavimentos. Os apartamentos tem 49,17 m², com dois dormitórios.
Os moradores terão ainda à disposição uma área social com playground, quadra esportiva, salão de festas, centro comunitário e quiosque com churrasqueira. O condomínio tem ainda bicicletário e estacionamento, com 12 vagas para carros e 18 para motos.
“Hoje é um dia mais do que especial, e o nome do empreendimento já fala por si: hoje é vida nova para 142 famílias. Hoje, vocês podem sair daqui, olhar para os seus filhos, para as próximas gerações, os netos, e dizer: a partir de hoje vocês têm uma habitação”, destacou o secretário de Habitação, Sidney Cruz.

Concretização de um sonho
Raquel Guedes, de 33 anos, que é autônoma, conta que se emocionou ao entrar na futura moradia. “Visitei o apartamento e me emocionei, pois está tudo muito lindo. Só espero coisas boas na minha nova casa”.
“Eu morava de favor e agora vou ter o que é meu. Estou muito emocionada, pois é uma alegria muito grande ter uma moradia própria”, destaca a diarista Luzia Cordeiro Lemes, de 53 anos.
Morando de aluguel há anos, a auxiliar de limpeza Verônica Maria da Silva, de 42 anos, diz estar satisfeita por poder pagar por algo que é dela. “Não vejo a hora de pegar a chave e poder entrar. Moro de aluguel e até me ajoelhei quando fui visitar o meu apartamento, pois agora vou pagar por algo que é meu”, afirma.

Pode Entrar
No Pode Entrar Entidades, o município arca com os investimentos, enquanto a entidade ou empresa, nesse caso, a Associação Beneficente Construir, se responsabiliza pelo licenciamento e execução do projeto.
O projeto habitacional conta com recursos exclusivos da Prefeitura de São Paulo e inclui ferramentas importantes para aumentar a produção de moradias e reduzir o déficit habitacional na cidade. Atualmente, são 43 mil unidades em obras.
A modalidade foi criada para atender a uma demanda surgida em 2015, quando um chamamento foi realizado pela COHAB-SP para construir moradias em áreas públicas, com recursos do Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, que acabou não ocorrendo por falta de dinheiro.
Ao aderir ao Pode Entrar Empresas/Entidades, as associações obtêm recursos para financiar os projetos que estavam parados e que receberiam aportes do Governo Federal.
Desde o início do ano, a Prefeitura já entregou 768 unidades habitacionais por meio dessa modalidade do programa:
- Edifício Prestes Maia
- Residencial Padre Ticão
- Residencial Casa Nova
- Residencial Santa Bárbara
No momento, 6.174 unidades estão em construção, sendo 4.738 pelo Pode Entrar Entidades e 1.436 pelo Pode Entrar Empresas.
