
Prefeito Ricardo Nunes entrega 34ª Unidade de Pronto Atendimento de São Paulo, referência para casos de infarto
Redação São Paulo TV
Fonte: SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo
A cidade de São Paulo ganhou nesta quarta-feira (9) mais um importante reforço para a rede de saúde municipal com a entrega da 34ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro do Ipiranga. A nova UPA Dr. Augusto Gomes de Mattos funcionará 24 horas por dia e tem capacidade para realizar até 21 mil atendimentos por mês. O investimento foi de R$ 17,9 milhões.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Ricardo Nunes destacou o compromisso da gestão com a ampliação e modernização da rede de saúde:
“A cidade de São Paulo tinha apenas três UPAs em 2016. Hoje, com a entrega da UPA Ipiranga, chegamos a 34 unidades em funcionamento. Isso representa um avanço significativo na oferta de serviços de saúde de qualidade para a população. Nosso objetivo é continuar ampliando essa rede, levando atendimento de excelência a todas as regiões da cidade.”
A nova unidade, que substitui e amplia o antigo PS Augusto, passou de 633 m² para 2.133 m² de área construída, e de 10 para 20 leitos. Agora, conta com 483 profissionais de saúde – 172 deles médicos –, o que permitirá ampliar significativamente os atendimentos de urgência e emergência.
A estrutura moderna inclui Minilab para realização de até 30 exames laboratoriais, salas de emergência, consultórios de várias especialidades, odontologia de urgência 24h, raio-x, eletrocardiograma, sutura, medicação, além de um consultório Fast Track, que dá agilidade aos atendimentos menos complexos, reduzindo o tempo de espera para os casos mais graves.
O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, também ressaltou a importância da nova UPA:

“Se alguém chegar infartado nesse equipamento, o médico consegue trombolizar em até 20 minutos. Isso salva vidas. A Prefeitura de São Paulo implantou uma linha de cuidados que reduziu a mortalidade por infarto de 30% para 4%”.
Além dos avanços tecnológicos, a unidade também oferece melhor estrutura física, climatização, novo refeitório e vestiários para os funcionários. A média de atendimentos mensais saltará de 12 mil para 21 mil, com 1.800 atendimentos odontológicos previstos por mês. O custeio mensal da unidade será de R$ 6 milhões e a gestão ficará a cargo da Organização Social de Saúde Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM – PAIS).
Para os moradores, a chegada da nova UPA já é sentida como uma grande conquista. “Estávamos precisando muito de um equipamento como esse”, afirmou Larissa Barbosa, de 32 anos. Já Renata Malaquias, 28, que levou a filha para consulta, comentou: “O atendimento é bom e o espaço é amplo. Melhorou bastante para nós”.
A UPA Ipiranga está localizada na Rua Júlio Felipe Guedes, 200.