
Prefeito Ricardo Nunes e governador Tarcísio de Freitas vistoriam obra da linha 17 Ouro do Metrô
Da redação da São Paulo Tv com informações da Secom-Prefeitura SP e Agência Notícias Gov SP
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes e o governador Tarcísio de Freitas visitam nesta quarta-feira (8) as obras da linha 17 Ouro do Metrô. Eles também participam da entrega simbólica de novos ônibus elétricos à frota da capital.
O fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu, e o diretor institucional da BYD Brasil, Marcello Schneider, entre outras autoridades, também participam do evento.
Obras da Linha 17-Ouro
As obras da Linha 17-Ouro foram retomadas em setembro de 2023, e desde então vem avançando com importantes frentes de trabalho, podendo destacar o acabamento no túnel de ligação entre o aeroporto e a estação Congonhas; a instalação de passarelas metálicas nas estações Washington Luís, Campo Belo e Chucri Zaidan; e as coberturas metálicas nas estações Washington Luís, Brooklin Paulista, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan.

Outras ações importantes foram a megaoperação de lançamento de uma viga-guia na via elevada sobre a via férrea da Via Mobilidade próximo à Ponte Estaiada; a recomposição de 4,6 km de viário de cada lado da Av. Jornalista Roberto Marinho executada pela Prefeitura de São Paulo.
A Linha 17-Ouro terá 6,7 km de extensão e vai conectar o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda da Via Mobilidade. A operação está prevista para 2026 e deve beneficiar cerca de 100 mil passageiros por dia.
O projeto inclui oito estações com infraestrutura moderna, 14 trens com tecnologia de ponta, portas de plataforma, sistema de condução automática, integração com o transporte metropolitano e soluções sustentáveis como aquecedor solar e reaproveitamento de água da chuva.
Novos trens com tecnologia de ponta
As primeiras composições, produzidas na China, já chegaram ao Brasil. Os novos trens são totalmente automatizados, operando no sistema UTO (Unattended Train Operation) e equipados com tecnologia CBTC (controle de trens baseado em telecomunicação), que reduz os intervalos entre as composições e aumenta a eficiência do transporte.
Uma das principais inovações é a autonomia para percorrer até 8km com suas próprias baterias em caso de queda de energia de alta tensão (tração).
Com cinco carros e 60,8 metros de comprimento, cada trem terá capacidade para transportar até 616 passageiros, oferecendo conforto com ar-condicionado, iluminação LED e áreas acessíveis.
Trajeto: de onde até onde

O trecho prioritário da Linha 17-Ouro vai ligar o Aeroporto de Congonhas (Zona Sul) até a Estação Morumbi da CPTM (Linha 9-Esmeralda), passando por corredores de escritórios e centros comerciais da Berrini, Chucri Zaidan e Brooklin.
- Extensão prevista: 6,7 km.
- Estações principais:
• Congonhas (acesso direto ao aeroporto)
• Brooklin Paulista
• Vereador José Diniz
• Campo Belo (integra com Linha 5-Lilás do Metrô)
• Vila Cordeiro
• Chucri Zaidan
• Morumbi (integra com a Linha 9-Esmeralda da CPTM).
A médio prazo, existem estudos para expandir a linha até o Jabaquara (Linha 1-Azul), criando um corredor vertical ligando Zona Sul ao sistema central do Metrô.
Fluxo de passageiros / demanda estimada
Esses números são estimativas, e ao longo do tempo têm sido ajustados para baixo por cautela (o mundo real é rude com projeções otimistas).
Indicador | Valor estimado / previsão | Fonte / observações |
---|---|---|
Demanda estimada antiga | ~ 165 mil passageiros/dia útil | estimativa mais otimista anterior Metrô CPTM+2Metrô CPTM+2 |
Demanda revisada | ~ 93 mil passageiros/dia útil | recalibração mais recente Metrô CPTM |
Capacidade de cada trem | 616 passageiros (5 carros, ~ 60,8 m de comprimento) | acordo com características técnicas divulgadas Agência SP |
Demanda inicial esperada | ~ 90 mil por dia | valor modesto para início de operação Metrô CPTM+1 |
Potencial máximo (com expansão) | até ~ 300 mil por dia | estimativa “escorada” em trechos futuros Metrô CPTM+1 |
Velocidade estimada / tempo de percurso | cerca de 12 minutos para o trajeto completo do trecho prioritário | estimativa veiculada em divulgação oficial Metrô CPTM+1 |