
Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura a maior exposição de Ana Amorim: Mapas Mentais
Da Redação – São Paulo TV
Com informações da assessoria de imprensa Sérgio Miranda
O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) inaugura,hoje sábado, 5 de julho, às 11h, a exposição Ana Amorim | Mapas Mentais, que reúne cerca de 70 obras produzidas ao longo de quase quatro décadas da trajetória da artista. A mostra, que poderá ser visitada até 5 de outubro de 2025, é considerada a maior já realizada sobre o trabalho de Ana Amorim e propõe um mergulho singular no diálogo entre arte e vida.

Sob a curadoria de Jacopo Crivelli Visconti e da curadora do MAC USP, Ana Magalhães, a exposição apresenta ao público, pela primeira vez, suas impactantes Grandes Telas — registros visuais diários realizados ao longo de um ano inteiro — além de obras inéditas e trabalhos históricos.
Ana Amorim iniciou sua formação nos anos 1980, entre a matemática e as artes, em São Paulo, antes de seguir para os Estados Unidos, onde concluiu seu mestrado em artes. Sua produção atravessou diferentes linguagens, partindo da gravura para uma prática conceitual marcada por rigor ético e profundo engajamento político. “O aspecto da obra torna-se secundário em relação às preocupações éticas e ao rigor, ao empenho e à coerência que definem sua prática”, avalia o curador Jacopo Crivelli Visconti.
Esse compromisso ético determinou escolhas decisivas na carreira da artista. Durante anos, Ana Amorim recusou-se a comercializar suas obras ou participar de exposições patrocinadas por empresas privadas, por acreditar que a arte não pertence a ninguém e não pode ser apropriada. Essa postura contribuiu para que sua produção permanecesse, até pouco tempo atrás, menos visível, mesmo no meio artístico.
O MAC USP tem desempenhado um papel fundamental na preservação e difusão da obra da artista. O museu foi palco de sua primeira exposição individual no Brasil e pioneiro na incorporação de suas obras ao acervo. Em 2014, Ana Amorim doou ao museu duas obras exibidas na instituição em 1990. Mais recentemente, em 2021, apresentou no térreo do MAC USP a performance Contar Segundos, na qual permaneceu durante uma semana registrando a passagem do tempo.
“Ana Amorim tem uma produção atualíssima para um debate artístico dentro de um museu universitário, espaço de reflexão crítica”, afirma a curadora Ana Magalhães. Sua arte transcende a noção de representação: “Ela e sua produção são indissociáveis. Sua vida é arte. Sua arte não é uma representação da vida, é a própria vida”, completa Crivelli Visconti.
A exposição é uma oportunidade única para o público refletir sobre o tempo, os gestos e as trajetórias que nos constituem enquanto seres no mundo — elementos que Ana Amorim registra em seus mapas mentais e no ato de contar segundos, como rastros sensíveis de sua própria existência e, por extensão, da de cada visitante.
Serviço
Exposição: Ana Amorim | Mapas Mentais
Curadoria: Jacopo Crivelli Visconti
Curadoria MAC USP: Ana Magalhães
Abertura: 5 de julho de 2025, às 11h
Visitação: até 5 de outubro de 2025
Local: MAC USP – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera
Horário: Terça a domingo, das 10h às 21h
Entrada: Gratuita
Informações: (11) 2648-0254
Imagens para imprensa: https://tinyurl.com/anaamorimnomacusp
Assessoria de Imprensa: Sérgio Miranda