
Manifestantes protestam contra morte de mulher americana provocada por agente do serviço de imigração dos EUA
Da redação da São Paulo Tv com informações do UOL e portal Terra (463) Minneapolis ICE Shooting Renee Nicole – YouTube
Milhares de manifestantes se reuniram em Mineápolis, nos Estados Unidos, para protestar contra a morte de Renee Nicole Good, de 37 anos, após ser baleada por um agente do ICE, o serviço de imigração e alfândega. O caso ocorreu nesta quarta-feira (7).

A identidade da vítima foi confirmada pela mãe dela, Donna Ganger, ao jornal The Minnesota Star Tribune. Integrantes do Conselho Municipal de Minneapolis também confirmaram o nome da vitima.
Durante o ato pacífico, os manifestantes usaram apitos e gritaram palavras de ordem “Vergonha! Vergonha!” e “ICE fora de Minnesota!”.
De acordo com a polícia local, os protestos atraem mais manifestantes do que os realizados após a morte de George Floyd, em 25 de maio de 2020, na mesma cidade.

Outros atos foram convocados nesta quinta-feira, 8, em Estados como Nova York, Carolina do Norte e Texas, Califórnia e Utah.
Versões apresentadas
A versão oficial do governo de Donald Trump é de que o agente agiu em legítima defesa após a vítima, que estava em um carro, ameaçar atropelar os integrantes do ICE.
A secretária do DHS, Kristi Noem, saiu em defesa dos agentes e classificou a ação da mulher como um ato de “terrorismo doméstico”. Segundo ela, os agentes foram atacados enquanto tentavam retirar um veículo que havia ficado preso na neve.

“Esses ataques com veículos são atos de terrorismo doméstico. Estamos trabalhando com o Departamento de Justiça para processá-los dessa forma”, afirmou.
Vídeo revela ação
No entanto, o relato é contestado por testemunhas e por um vídeo que registrou o momento do disparo.
As imagens mostram o momento em que o agente de imigração do governo dos Estados Unidos atira contra o carro em que estava Renee Nicole. Após o disparo, o carro bate num poste. As imagens mostram que ela não resistiu.

O senador estadual Omar Fateh disse, em postagens numa rede social, que testemunhas informaram que agentes federais impediram um médico de tentar socorrer e reanimar a mulher.

O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, criticou a atuação dos agentes federais. “Agentes de imigração estão causando caos em nossa cidade”, afirmou.
“Exigimos que o ICE deixe a cidade e o estado imediatamente. Estamos ao lado das comunidades de imigrantes e refugiados”, afirmou Jacob Frey.

Jacob Frey, afirmou que a alegação do governo Trump de que o agente do ICE agiu em legítima defesa é um “lixo” e “uma grande mentira”.
Frey conta com o apoio do governador de Minnesota, Tim Walz, que criticou duramente a versão apresentada pelo Departamento de Segurança Interna.
O companheiro de chapa de Kamala Harris na eleição presidencial de 2024 classificou a narrativa do governo Trump como “propaganda” e afirmou que o Estado garantirá uma investigação “completa, justa e rápida” para assegurar responsabilização.
Operações contra imigrantes
O caso representa uma escalada nas operações de imigração realizadas pelo governo Trump em grandes cidades americanas.
De acordo com as autoridades, Renee Nicole é a quinta pessoa morta em ações desse tipo em diferentes estados desde 2024.
Minneapolis e a vizinha St. Paul estão em estado de alerta desde que o DHS anunciou, na terça-feira (6), o início de uma grande ofensiva migratória na região.
Cerca de 2 mil agentes e oficiais devem participar da operação, que está ligada, em parte, a investigações sobre supostas fraudes envolvendo residentes de origem somali.
Quem era Renee Nicole Good?
Nascida no Colorado, Renee Nicole era poetisa e ganhou um prêmio quando estudava escrita criativa na Universidade de Old Dominion, em Norfolk.
Ela foi reconhecida em 2020 pela Academia dos Poetas Americanos com o poema “Aprendendo a Dissecar Porcos Fetais”.
Segundo Jason Chavez, membro do Conselho Municipal de Minneapolis, à ABC News, Renee era uma “observadora” e estava “cuidando de nossos vizinhos imigrantes”.
Ela deixa três filhos, um deles, um menino de seis anos, morava com ela. O pai do menino mais novo, com quem Renee havia sido casada anteriormente, morreu aos 36 anos em 2023.
Os outros dois filhos de Renee Nicole, um menino e uma menina, adolescentes, moram em outra cidade com familiares.
Últimas Notícias — Minneapolis, 7 de janeiro de 2026
Este vídeo mostra o momento em que um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) atirou e matou Renee Nicole Good, de 37 anos, durante uma operação federal de fiscalização no sul de Minneapolis. Good, mãe de três filhos e cidadã norte-americana, estava dentro de seu veículo quando o confronto ocorreu e foi declarada morta pouco tempo depois.
(463) Minneapolis ICE Shooting Renee Nicole – YouTube
Autoridades federais afirmam que o agente agiu em legítima defesa; líderes locais e testemunhas contestam essa versão. O episódio desencadeou protestos e pedidos por uma investigação completa.
