
Lupi deixa o cargo de ministro da Previdência
Da redação da São Paulo Tv – Brasília – com informações do G1
Carlos Lupi deixou o comando do Ministério da Previdência no final da tarde desta sexta-feira (02)
A saída foi oficializada após reunião entre Lupi e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Esta não é a primeira vez que Lupi deixa o comando de uma pasta na Esplanada. Em 2011, em meio a denúncias de corrupção, ele pediu demissão da chefia do Ministério do Trabalho.
Agora, Carlos Lupi está no centro das investigações de um esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Registros e detalhes dos inquéritos conduzidos pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal levantaram suspeitas sobre o conhecimento de Carlos Lupi do esquema e uma possível omissão do ex-ministro.
Cobrança indevida de aposentados
Documentos obtidos pelo Jornal Nacional apontam que Lupi foi alertado, em reuniões do Conselho Nacional da Previdência Social, sobre um aumento no volume de descontos não autorizados em aposentadorias. O tema foi ignorado ao longo de todo o ano de 2023, e a primeira medida de combate às fraudes só foi adotada pela Previdência em 2024.
Escolhido pelo agora ex-ministro, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido na semana passada. O esquema de fraudes pode ter desviado mais de R$ 6 bilhões de aposentadorias e pensões. Stefanutto é o segundo presidente do INSS, indicado por Lupi, que acabou demitido por suspeitas de corrupção. Glauco Wamburg foi exonerado ainda em 2023 por suposto uso irregular de passagens e diárias pagas pelo governo.
Carlos Lupi 🇧🇷🌹 em X: “https://t.co/UT4tqWuw8F” / X
