
Líderes de diversos países estarão no funeral do Papa
Benê Corrêa agora é São Paulo TV: jornalismo de verdade com ética e credibilidade
Pelo menos 200 chefes de Estado e de governo devem comparecer ao funeral do Papa Francisco, que terá inicio no sábado, dia 26. Entre as autoridades que já confirmaram presença estão os presidentes da Argentina, Javier Milei, do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, da França, Emmanuel Macron, da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e dos Estados Unidos, Donald Trump. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, também vai participar do funeral.
A cerimônia terá início às 5h, no horário de Brasília. A data e demais detalhes foram decididos após consulta do arcebispo irlandês Kevin Joseph Farrell, que ocupa o cargo de Carmelengo, aos bispos, presbíteros e diáconos.
A celebração será na Basílica de São Pedro e a missa será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio de Cardeais. Após os ritos de despedida, o caixão será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde o corpo do Papa Francisco será sepultado.
O início do Conclave, que vai escolher o novo líder da Igreja Católica, ainda não foi definido. A previsão é de que comece entre 15 e 20 dias após a morte do Papa. Porém, poderá ser antecipado, caso todos os cardeais estiverem em Roma e houver consenso.
