
Gestão Ricardo Nunes entrega nova UBS aos moradores da zona leste e amplia em mais de 200% as consultas médicas
Da redação da São Paulo Tv jornalista Bene Correa e Beatriz Ciglioni com informações da Secom – Prefeitura SP Fotos e Videos Redes Nunes 1 Stories • Instagram 2 Stories • Instagram 3 Stories • Instagram 4 Stories • Instagram 5 Stories • Instagram
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), inaugurou nesta terça-feira (13) mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na zona leste, em Engenheiro Trindade, no bairro da Penha.
A Prefeitura investiu 11,6 milhões na unidade, que teve aumento de 208% na capacidade de consultas médicas mensais após a mudança de endereço, passando de 1.232 para 3.796.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a antiga Unidade Básica de Saúde funcionava em um imóvel pequeno, com pouca infraestrutura.

“A gente vem para esse prédio próprio, com 1.400 metros quadrados, e passamos de 43 funcionários para 123. Aumentamos 80 funcionários para atender a população”, contou Nunes.
“Aqui, a gente tem atendimento odontológico, todos os espaços contam com ar-condicionado e uma infraestrutura perfeita para dar para a população aqui da Penha aquilo que ela merece: um serviço de qualidade, com muita dignidade para quem usa e para os nossos colaboradores poderem desenvolver bem as suas atividades”, completou o prefeito, lembrando que, além de entregar novos equipamentos de saúde, também está reestruturando os que já existem.

Maior acesso à saúde
A nova UBS Engenheiro Trindade vem para fortalecer ainda mais a rede de saúde já existente na região, que reúne mais de 30 serviços, como o Hospital Dia Penha – Hatiro Shimomoto, a AMA Vila Sílvia e as UBSs Jardim Nordeste, Vila Esperança e Jardim Keralux.
A nova UBS tem 1,4 mil metros quadrados de área construída e pode realizar 7,8 mil atendimentos por mês, incluindo consultas, coletas, vacinação e acolhimentos.
A unidade atende uma região que conta com cerca de 41,5 mil moradores, caracterizada por elevada densidade populacional.
Monitoramento pelo Smart Sampa
Assim como nos demais novos equipamentos municipais, a nova UBS Engenheiro Trindade conta com segurança reforçada por meio do sistema do Smart Sampa, o maior e mais completo sistema de monitoramento por câmeras da América Latina.
Antes composta por 23 ambientes, a UBS tem agora 48 espaços, distribuídos entre farmácia, salas de vacinação, área destinada a urgência e emergência, espaços para atividades coletivas, setores administrativos e sanitários adaptados para pessoas com deficiência, ampliando a capacidade operacional, a acessibilidade e o conforto para usuários e profissionais.

Na unidade são oferecidos serviços como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, vacinação, distribuição de medicamentos, atendimento por telemedicina, atividades coletivas e visitas domiciliares, promovendo cuidado contínuo e integral à população do território.
Atendimento multiprofissional
A UBS Engenheiro Trindade opera no modelo misto, com três Equipes de Atenção Primária (EAP) e cinco equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).
A equipe multiprofissional inclui médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos e agentes comunitários de saúde, além de profissionais como psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico e psiquiatra.
A balconista Fabíola Pires dos Santos, de 45 anos, destacou que a ampliação da UBS também resultou em mais qualidade de atendimento e de vida para os moradores da região.

“Antes era muito pequeno, ficou muito melhor e dá mais assistência para a gente.”
Valter Hipólito, 66 anos, também elogiou as novas instalações da UBS Engenheiro Trindade. “Atendimento perfeito, já fiz o exame e já peguei os resultados. Super rápido.”
Custo, gestão e funcionamento
Para o funcionamento da nova sede, a Prefeitura prevê custeio mensal total superior a R$ 1,3 milhão, destinado à manutenção da estrutura ampliada, ao custeio das equipes multiprofissionais e à garantia da oferta regular dos serviços de saúde à população.

A gestão é realizada pela Organização Social de Saúde SAS Seconci-SP, e o funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Integrante da rede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a unidade está vinculada à Supervisão Técnica de Saúde (STS) Penha, que atende cerca de 474,6 mil habitantes, da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste.
