
Gestão Ricardo Nunes abre consulta pública para atualizar o saneamento de São Paulo e planejar a cidade para os próximos 20 anos
Da Redação da São Paulo Tv do Jornalista Bene Correa fonte Secom PMSP
A administração do prefeito Ricardo Nunes deu mais um passo estratégico para fortalecer o saneamento básico e a segurança hídrica da capital. A Prefeitura de São Paulo abriu nesta terça-feira (3) uma consulta pública online para a atualização do Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI). Até o dia 2 de março, moradores podem enviar propostas e sugestões que vão orientar as políticas públicas do setor nas próximas duas décadas.

A iniciativa reforça a marca da atual gestão ao apostar na participação social como eixo central do planejamento urbano. Ao ouvir a população, a Prefeitura busca incorporar o conhecimento de quem vive os desafios cotidianos da cidade, valorizando as especificidades dos territórios e alinhando as ações municipais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na plataforma de consulta, os participantes são convidados a responder a duas questões centrais: o que São Paulo precisa fazer para garantir saneamento para todas as pessoas e quais ações são necessárias para tornar os serviços de saneamento ambiental universais e equitativos nos próximos anos. As contribuições recebidas servirão de base para a definição de diretrizes, programas e ações do PMSAI.
O plano irá orientar políticas estruturantes que abrangem acesso aos serviços de saneamento, qualidade e regularidade do abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, prevenção de alagamentos e enchentes, gestão adequada de resíduos sólidos, educação ambiental e fortalecimento da governança do setor.
A elaboração do PMSAI está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, por meio da Coordenadoria de Segurança Hídrica, com apoio do Comitê Municipal de Segurança Hídrica e cooperação técnica do ONU-Habitat. O desenvolvimento do plano considera, ainda, os impactos das mudanças climáticas, que têm intensificado eventos extremos e exigem respostas integradas para garantir a resiliência da cidade.
Além do PMSAI, o ONU-Habitat também coopera com a Prefeitura na elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, voltado a desafios como a falta de dados sobre a coleta informal de recicláveis, a inclusão social dos catadores, a modernização dos sistemas de coleta e a ampliação da logística reversa.
Com a consulta pública, a gestão Ricardo Nunes reforça o compromisso de planejar São Paulo com visão de longo prazo, participação cidadã e foco na sustentabilidade, preparando a maior cidade do país para um futuro mais justo, resiliente e ambientalmente responsável.
