
FIA WEC: Sexta Etapa em Austin promete novidades e retornos
Por Walter Westphal – São Paulo TV
O Mundial de Endurance (FIA WEC) se prepara para voltar às pistas em Austin, no Texas (EUA), com a realização da sexta etapa da temporada, neste domingo, 7 de setembro. A tradicional Lone Star Le Mans, que terá seis horas de duração no Circuito das Américas, promete ser uma das provas mais movimentadas do calendário, marcada por retornos importantes e novidades nas principais categorias.

Retornos de peso na classe Hipercarros
Um dos grandes destaques será o retorno dos trios da Porsche, Toyota e Peugeot.
- O piloto Matt Campbell volta aos EUA e se junta a Michael Christensen e Julien Andlauer no carro #5.
- Já Mathieu Jaminet completa o trio do Porsche #6 ao lado de Kevin Estre e Laurens Vanthoor.
Na sequência, os fãs verão novamente em ação os nomes da Fórmula E, ausentes nas 6h de São Paulo por conflito de datas: Sebastien Buemi, Robin Frijns, Stoffel Vandoorne e Jean Eric Vergne estarão de volta às pistas.
A Aston Martin, por sua vez, será a única equipe dos hipercarros a alinhar apenas duplas na prova norte-americana.
Brasileiros em destaque na LMGTE3
Na categoria LMGT3, o brasileiro Dudu Barrichello retorna com a equipe Aston Martin, correndo ao lado de Derek Deboer e Valentin Hasse Clot. Outro representante do Brasil, Augusto Farfus, estará a bordo do BMW #31, junto de Timur Boguslavskiy e Yasser Shahin.
Outro retorno marcante será o de Ben Barnicoat, que volta ao grid depois de quatro corridas ausente. Ele se junta a Arnold Robin e Finn Gehrsitz no Lexus RC F GT3 da equipe Akkodis ASP (#78). A equipe ocupa atualmente a 6ª posição do Mundial de Pilotos, com 48 pontos. Já o carro #87 da mesma equipe subiu para a 4ª posição da tabela, somando 57 pontos.

A mudança de Phillip Hanson
Uma das movimentações mais comentadas da temporada foi a troca do piloto Phillip Hanson, que deixou a Porsche 963 para integrar a Ferrari 499P. A escolha rendeu frutos imediatos: logo na estreia, Hanson conquistou a vitória nas 24h de Le Mans.
Em Interlagos, durante as 6h de São Paulo – competição que contou com cobertura exclusiva da São Paulo TV Broadcasting – Hanson explicou o processo de adaptação:
“O período de adaptação ao carro tem dois lados. Positivamente, não preciso participar de todo processo de ‘altos e baixos’ para aprender, já que conto com a parceria de dois pilotos familiarizados com o protótipo: Robert Kubica e Yifei Ye.”
O trio ocupa atualmente a segunda colocação no Mundial de Pilotos, com 93 pontos, atrás de James Calado, Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi, líderes com 105 pontos.
📌 A Lone Star Le Mans acontece neste domingo, 7 de setembro, no Circuito das Américas, em Austin (EUA), com duração de seis horas.
✍️ Por Walter Westphal – São Paulo TV