
Comércio paulista projeta crescimento de quase 5% nas vendas no Dia dos Namorados
Da redação da São Paulo com informações da Agência Brasil
As vendas para o Dia dos Namorados no estado de São Paulo deverão aumentar 4,8%, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, a FecomercioSP.
O crescimento nas vendas deverá ocorrer principalmente nos segmentos mais relacionados à data, como lojas de roupas e acessórios, farmácias, perfumarias e lojas de eletroeletrônicos.
No entanto, o aumento nas vendas poderá representar uma queda na comparação às vendas registradas no Dia das Mães, quando os lojistas viram um aumento nas receitas de 7,4%.
Em nota, a FecomercioSP destacou que a desaceleração nas vendas “ acontecerá por uma série de fatores econômicos, como a inflação no setor de serviços, que têm corroído parte da renda das famílias destinada ao consumo, e os juros altos, que afetam o crédito a médio e longo prazos.
Com base nos níveis de endividamento da população, a entidade explicou que o crescimento nas vendas chegará ao limite na capacidade das pessoas de parcelar as compras, já que os segmentos procurados para a compra de presentes no Dia dos Namorados apresentam tíquetes médios relativamente altos.
De acordo com a FecomercioSP, o segmento mais beneficiado pela alta das vendas para o Dia dos Namorados será o de vestuário, acessórios e calçados, que deverá crescer 9,3%, enquanto que farmácias e perfumarias deverão ter aumento de 8% nas vendas.