
Coisas boas e gratuitas
Artigo *José Renato Nalini
São Paulo é a cidade mais cosmopolita do planeta. Aqui se encontra o reino encantado da gastronomia. Restaurantes de todos os países, cozinha especializada, iguarias que não existem noutros lugares, a custo razoável e à escolha do freguês.
O número de museus, de bibliotecas, de centros culturais, de teatros, cinemas e demais equipamentos de lazer e entretenimento, supera o de qualquer outra capital.
Além de tudo isso, São Paulo oferece atrações insólitas, como a Bienal de Arquitetura, atualmente na OCA do Ibirapuera, com a presença de muitos países e muita inspiração para quem quer edificar construções resilientes e sustentáveis.
Mas anote em sua agenda: três grandes eventos estão programados para os últimos dias de outubro e primeira semana de novembro.
31 de outubro, na ADESAMPA, Rua Sumidouro, Pinheiros, o “Dia das Cidades”. Encontro de prefeitos de vários países, para conhecer o que São Paulo faz com vistas à sua adaptação para o cataclismo climático.
Dias 4 e 5 de novembro, no Parque Villa Lobos, a “Summit”, organizada pelo Governo do Estado e Prefeitura, como verdadeira Pré-COP30. Vários palcos simultâneos, muitos debates, milhares de pesquisadores, cientistas, especialistas e protagonistas do clima. E de 6 a 8 de novembro, na Cidade Universitária, grande encontro de cientistas internacionais e a possibilidade de conhecer o que a maior Universidade do Brasil faz para que o país seja protagonista na fase tão desafiadora de mudanças climáticas drásticas e inevitáveis.
Participe de tudo isso. É bom, educativo e gratuito!
*José Renato Nalini é Secretário-Executivo de Mudanças Climáticas de São Paulo.