“Câmara na Rua” estreia com sucesso de público em São Miguel Paulista
Da Redação, com informações da jornalista Ana Paula Quarantani – Câmara Municipal de São Paulo
Projeto da Câmara Municipal aproxima o Legislativo das periferias da capital
A Câmara Municipal de São Paulo deu início, no último sábado (29/3), ao projeto “Câmara na Rua”, com grande participação popular. A estreia ocorreu no CEU São Miguel – Luiz Melodia, na zona leste da capital, reunindo cerca de mil pessoas ao longo da manhã. A iniciativa busca aproximar o Legislativo paulistano das comunidades periféricas, promovendo educação política, transparência, participação popular e democracia.
Durante o evento, os cidadãos puderam conhecer melhor a estrutura e o funcionamento da Câmara Municipal, além de interagir diretamente com os vereadores, apresentar sugestões, demandas e até críticas, fortalecendo o elo entre população e seus representantes eleitos.
“Esse é mais um passo que damos para que a Câmara esteja perto da comunidade. Precisamos tentar cada vez mais quebrar esse distanciamento que, infelizmente, ainda existe entre a população e o Legislativo”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Ricardo Teixeira (União Brasil).
“Não podemos aceitar que a Câmara esteja tão distante e que as pessoas somente se lembrem do vereador na hora das eleições. Tudo o que é bom e que interfere no dia a dia da cidade passa pela Câmara e as pessoas precisam saber disso, precisam participar”, reforçou o presidente.
Estrutura do evento
A programação do “Câmara na Rua” foi dividida em duas partes. A primeira contou com uma feira de exposições – a Expo Câmara, que apresentou ao público os diversos setores do Legislativo. A população pôde circular por estandes interativos com servidores da Câmara explicando o funcionamento de áreas como o Plenário, as Comissões, a Biblioteca, a Ouvidoria, a Escola do Parlamento, entre outras.
Um podcast ao vivo transmitido pela Rede Câmara SP e pelas redes sociais da Câmara entrevistou moradores, parlamentares e lideranças locais diretamente do local do evento.
Na segunda parte, o teatro do CEU foi palco da Tribuna Popular, uma sessão especial em que munícipes inscritos tiveram a oportunidade de usar a palavra para expor suas demandas diretamente aos vereadores presentes.
Mobilização e continuidade
Para garantir a presença da comunidade, a Câmara promoveu uma ampla campanha de divulgação, utilizando a imprensa, rádio, TV e a distribuição de panfletos nos arredores do CEU São Miguel. Lideranças comunitárias e religiosas também foram envolvidas no processo de mobilização local.
O “Câmara na Rua” acontecerá no último sábado de cada mês, sempre em um CEU (Centro Educacional Unificado), com passagens programadas por todas as regiões da cidade: norte, sul, leste e oeste. A proposta é levar o Legislativo paulistano até onde o povo está, promovendo um verdadeiro exercício de cidadania.