
Brasileiros estão divididos sobre PL que acaba com a reeleição para os cargos do Executivo
Da redação da São Paulo Tv Jornalista Bene Correa com informações da Folha de São Paulo
Os senadores estão analisando um projeto de lei que divide a opinião dos brasileiros: o fim da reeleição para cargos no Executivo, ou seja, prefeitos, governadores e presidente da República.
A divisão é comprovada pelos números da pesquisa Quaest realizada entre 10 e 14 de julho, mostrando que 49% dos entrevistados são contra o mecanismo, instituído por uma emenda à Constituição Federal em 1997.
Ainda de acordo com a pesquisa, 45% dos entrevistados são favoráveis à manutenção da reeleição, configurando um empate técnico no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. Os outros 6% não souberam responder. Ao todo, o Instituto Quaest ouviu 2.004 pessoas.
Divisão também entre esquerda e direita
A pesquisa mostra que a situação de empate sobre o tema se mantém entre eleitores lulistas e bolsonaristas.
A maior rejeição à reeleição ocorre entre:
- Homens 53%
- Eleitores de 16 a 34 anos 50%
- Pessoas com ensino médio completo 51%
- Renda mensal maior do que cinco salários mínimos 56%
Há também uma pequena preferência pelo fim da reeleição entre os que desaprovam o governo Lula, sendo que 50% querem que o mecanismo acabe e 44% são favoráveis à manutenção da possibilidade do governante ficar 8 anos no cargo.
De acordo com a pesquisa, 49% dos entrevistados disseram ter conhecimento da proposta do fim da reeleição, enquanto 48% informaram não estar informados, configurando também situação de empate técnico.