
Aquisição de carros elétricos na gestão Ricardo Nunes reflete na redução da emissão de gases poluentes
Da redação da São Paulo Tv jornalista Bene Correa com informações da Secom – Prefeitura de SP
A administração do prefeito Ricardo Nunes (MDB) vem investindo em iniciativas que possam reduzir a emissão de poluentes e reflitam em melhores condições do meio ambiente.
Uma destas iniciativas tem como objetivo substituir a frota da Guarda Civil Metropolitana (GCM) por veículos elétricos. E os números já apontam o resultado positivo desta política
Em todo o ano de 2025, as viaturas elétricas da GCM de São Paulo deixaram de emitir 243,55 toneladas de CO₂ na atmosfera, uma marca obtida com o auxílio da entrada em operação de 55 veículos 100% elétricos, que foram entregues em janeiro do ano passado.

Vale explicar que o CO₂, ou gás carbônico, é um dos principais gases causadores do efeito estufa.
Para se ter uma ideia da importância deste resultado, o impacto ambiental positivo dessa redução corresponde ao plantio de aproximadamente 10 mil árvores.
Política ambiental
O investimento na frota elétrica faz parte de um conjunto de medidas da Prefeitura de São Paulo para reduzir a emissão de poluentes.
No transporte público, por exemplo, a capital tem a maior frota de ônibus elétricos da América Latina, com 1.149 unidades em circulação.
Com essa frota, a cidade deixa de consumir cerca de 40,2 milhões de litros de diesel por ano, o que representa 99,6 mil toneladas de CO₂ a menos na atmosfera, reduzindo drasticamente a emissão de particulados nos principais corredores viários.
Outra ação de destaque é a gestão de resíduos a partir da decomposição de matéria orgânica.
Com o método, a Prefeitura de São Paulo passou a transformar lixo em biometano, combustível limpo, gerado em aterros sanitários, que já abastecem 214 caminhões de coleta domiciliar.
A medida evita a emissão de 18,6 mil toneladas de CO₂ por ano e reduz o consumo de quase 7,5 milhões de litros de combustível fóssil.
O sistema fecha o ciclo da economia circular e retira de circulação veículos pesados movidos a diesel, reforçando o plano de metas para tornar a frota pública cada vez mais sustentável.
Modernização
Atualmente, a GCM conta com uma frota de 610 viaturas de quatro rodas, além de 220 motocicletas, registrando um crescimento de 170% no total de veículos desde 2021.
Além do benefício ambiental, os modelos elétricos proporcionam maior economia no consumo energético e operam de forma mais silenciosa, otimizando as atividades da Guarda.
“Essa é mais uma parte da transformação que estamos realizando na Guarda Municipal. Além da eficácia no combate ao crime, esse tipo de medida é compromisso do prefeito Ricardo Nunes em fazer de São Paulo uma cidade sustentável”, declarou o secretário de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando.
