
Agenda/Nunes – Prefeito Ricardo Nunes prestigia evento internacional preparatório para a COP30
Da redação da São Paulo fonte Secom da Prefeitura de SP
A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), realiza nesta sexta-feira (31) o Workshop Internacional “Rumo à COP30: Conectando Cidades e Natureza”.
A iniciativa, que está entre os eventos pré-COP30 promovidos por governos locais no mundo, celebra o Dia Mundial das Cidades e integra o encerramento do Projeto Geração Restauração, marco global de cooperação para ações de restauração da natureza e enfrentamento da crise climática.
O encontro, realizado no Hub Green Sampa, na região de Pinheiros da capital paulista, reúne autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes de organismos internacionais do PNUMA, das cidades de Douala IV, de Camarões, Toronto e Montreal, do Canadá, Alcaldia de Barranquilla, da Colômbia, Mendoza, da Argentina, Samborondón, do Equador, Seattle, dos Estados Unidos, além da Cidade do México.
Outras instituições parceiras também estarão presentes, como ICLEI, C40 e ONU-Habitat..
A sessão de abertura contará com a presença do prefeito, Ricardo Nunes, e dos secretários municipais Rodrigo Ashiuchi (Verde e Meio Ambiente), José Renato Nalini (Mudanças Climáticas), Angela Gandra (Relações Internacionais) e Rodrigo Goulart (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), além de lideranças internacionais como Sharon Gil, líder de Cidades e Regiões do PNUMA, e Rodrigo Perpétuo, diretor executivo do ICLEI América do Sul.
Programação do evento
A programação prevê realizações de painéis temáticos, apresentações de experiências urbanas e lançamentos de publicações, abordando temas como economia verde, justiça climática, financiamento climático e soluções baseadas na natureza.
Entre os principais temas em destaque, estão os painéis:
- “Geração Restauração rumo à COP30”, com debates sobre os projetos das 24 cidades envolvidas no PNUMA
- “Economia Verde e Futuros Urbanos”, considerando como o crescimento econômico pode caminhar lado a lado com a preservação ambiental
- “Cidades, Natureza e a Tripla Crise Planetária”, sobre soluções urbanas para enfrentar as mudanças climáticas, a poluição e a perda de biodiversidade
- “Financiamento da Ação Climática-Natureza nas Cidades”, com a apresentação do Orçamento Climático de São Paulo e debate com especialistas a respeito do acesso a recursos e investimentos sustentáveis.
Simultaneamente, haverá painéis paralelos sobre cooperação intermunicipal, justiça climática e agricultura urbana e periurbana, evidenciando o papel dos governos locais na construção de territórios mais resilientes e inclusivos.
Políticas públicas diversificadas
Durante o evento, os visitantes poderão conhecer outras políticas públicas desenvolvidas pela administração municipal, com uma mostra diversificada de iniciativas voltadas à sustentabilidade, à economia circular e à valorização de territórios urbanos e rurais implementadas na cidade de São Paulo.
Como destaques estão os estandes de atividades de Educação Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), de artesanato com o projeto “Mãos e Mentes Paulistanas”, além dos projetos participantes do BioCidades Empreendedoras, programa de incubação de negócios desenvolvido pelo PNUMA.
Com este evento, São Paulo pretende reafirmar seu protagonismo como a maior cidade da América Latina e uma das principais vozes urbanas da agenda climática global, contribuindo ativamente para a construção de políticas e compromissos que serão levados à COP30, em Belém (PA).
“A gestão Ricardo Nunes sente-se prestigiada com a escolha da PNUMA para a celebração do Dia Mundial das Cidades e tem uma pauta muito robusta de atividades que evidenciam o seu comprometimento com a causa da desfossilização e de transformação de São Paulo na capital mais verde e resiliente do planeta””, destacou o secretário Executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini.
“Precisamos trazer a natureza de volta para o centro das nossas cidades”, afirma Beatriz Martins Carneiro, representante interina do PNUMA no Brasil.
“À medida que o espaço urbano avança sobre áreas agrícolas e naturais, ficamos mais expostos ao calor extremo, a enchentes e a escassez de água. Integrar soluções baseadas na natureza ao planejamento urbano é essencial para reverter esse cenário e construir cidades mais saudáveis, resilientes e sustentáveis.”
Ocupação das áreas urbanas
Mais de 56% da população mundial vivem em áreas urbanas, proporção que deve chegar a 68% até 2050.
Nesse contexto, o PNUMA destaca que a restauração de ecossistemas urbanos, a agricultura periurbana e a criação de cinturões verdes são caminhos concretos para reduzir os impactos climáticos, melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover uma relação mais harmoniosa entre cidades e natureza.
Para o secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, celebrar o Dia das Cidades junto à entidades consolidadas e grandes líderes é demonstrar que a transformação começa pelos municípios.
“É nos territórios locais que as políticas públicas ganham forma e impacto real na vida das pessoas. Estar ao lado de gestores, especialistas e parceiros que compartilham esse compromisso, reforça que as cidades têm papel central na agenda climática e no alcance das metas globais de sustentabilidade, sobretudo a maior cidade da América Latina”, finalizou.
