
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo apresenta Festival “Concerto na Quebrada” estreia em São Paulo no dia 30 de agosto com programação gratuita
📍 Da Redação da São Paulo TV

São Paulo, agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo lança, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Invictus Produções e apoio da Secretaria Municipal de Educação, o Festival Concerto na Quebrada, que terá início no próximo sábado, 30 de agosto, às 20h, no Centro Cultural Grajaú, na zona sul da capital. O projeto integra o Edital de Festivais, viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc, e se estende com apresentações até o final do ano.
Com programação totalmente gratuita e sem necessidade de ingressos, o festival tem a proposta de promover uma fusão entre a música clássica e a arte urbana, valorizando a diversidade cultural da cidade.
Música clássica encontra a quebrada
Idealizado, dirigido e produzido por Manuel Fernandes, com direção musical de Miguel Briamonte, o Concerto na Quebrada levará música para 15 pontos da capital paulista, reunindo pianistas e artistas locais em encontros inéditos. A cada edição, uma dupla de pianistas sobe ao palco acompanhada por convidados das comunidades, que trazem sua identidade cultural por meio de batalhas de rima, performances cênicas e diferentes gêneros musicais – do rap ao forró, passando por trap, funk, rock e samba.
A estreia no Grajaú contará com a participação especial da Velha Guarda da Escola de Samba 3º Milênio, grupo de sambistas experientes que prometem agitar o público com clássicos do gênero.
Cultura nas periferias, mobilidade e inclusão
O festival reforça a valorização de espaços culturais de bairros periféricos, aproximando a programação artística das comunidades locais. Dessa forma, contribui não apenas para a formação de novos públicos e talentos, mas também para a melhoria da mobilidade urbana, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos para o centro da cidade.
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Fundada em 1935, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (SMC) é responsável por administrar uma das maiores redes culturais do país. São 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além do Museu da Cidade de São Paulo e do Museu das Culturas Brasileiras (em obras), 54 bibliotecas, 15 Pontos e 15 Bosques de Leitura, além das EMIAs (Escolas de Iniciação Artística) e a Rede Daora – estúdios criativos voltados às juventudes.
Com quase 90 anos de história, a SMC segue fortalecendo a diversidade cultural e a economia criativa, levando arte e conhecimento para todas as regiões da capital.
📌 Serviço – Estreia do Festival Concerto na Quebrada
- Data: sábado, 30 de agosto de 2025
- Horário: 20h
- Local: Centro Cultural Grajaú
- Atrações: Pianistas convidados + Velha Guarda da Escola de Samba 3º Milênio
- Entrada: Gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos
📢 Programação completa será divulgada nos canais oficiais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
📍 Da Redação da São Paulo TV