
O custo é a morte
*José Renato Nalini
Inacreditável que ainda exista ceticismo e negacionismo quanto ao impacto das mudanças climáticas na vida de todos nós. Só que essa insensibilidade tem consequências gravíssimas. Uma delas é a morte precoce de muitas pessoas em virtude do calor excessivo.
Não é surpresa que cada ano supere o anterior em termos de aquecimento. Os recordes mostram que o aquecimento global não é mania, não é fantasia, mas é algo real. Como escreveu Marcelo Leite na FSP de 22.6.26, o “Custo do clima se mede em vidas”. Menciona relatório da Fiocruz para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, “Saúde e Ondas de Calor. Mortalidade, Morbidade e Implicações para o SUS no Brasil”.
E observa: “Como todo trabalho sério por aqui, corre o risco de passar despercebido”. São mais de 120 mil óbitos por problemas cardiovasculares e respiratórios de 2000 a 2019. Seriam seis mil mortes evitáveis por ano.
Tudo fica ainda mais grave, quando se anuncia que o “El Niño” deste ano parece assustador. Seria o mais forte nos últimos 150 anos!
A população paulistana tem no Prefeito Ricardo Nunes um humanista que tudo faz pensando nos menos favorecidos. Por isso é que o Plano de Altas Temperaturas está sendo ampliado. Além daquelas “tendas” onde se fornece água, fruta e descanso, outras providências têm sido tomadas para que todas as escolas, todos os organismos da Saúde e todos os equipamentos municipais estejam preparados para oferecer conforto à população, quando o calor se tornar inviável.
Mas a preocupação com as altas temperaturas, que em São Paulo também matam bastante, conforme já provou o médico-cientista Paulo Saldiva, deve ser de todas as pessoas. Pensar em oferecer cuidados e atenção redobrada para as crianças, para os idosos, para aqueles que precisam de atenção especial, é uma forma de evitar mortes. Vida é um bem precioso, que merece integral empenho por parte de qualquer humano que se considere digno de ser considerado efetivamente racional.
*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.

