
Gestão Ricardo Nunes e Secretaria Municipal da Saúde ampliam cuidado com a população idosa e entregam a 14ª URSI de São Paulo, no Campo Limpo
Da Redação – São Paulo TV Broadcasting por Beatriz Ciglioni e jornalista Bene Correa
A gestão do prefeito Ricardo Nunes, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, segue consolidando São Paulo como referência nacional em políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável. Nesta quarta-feira (4), a Prefeitura entregou a 14ª Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) da capital, no distrito do Campo Limpo, Zona Sul, fortalecendo a rede de atenção especializada à população com 60 anos ou mais.

O novo equipamento é resultado direto da condução técnica da Secretaria Municipal da Saúde, sob a liderança do secretário Luiz Carlos Zamarco, e recebeu investimento de R$ 768 mil para adequação do imóvel. Com 611,77 m² de área construída, a unidade tem capacidade para realizar 1.180 atendimentos especializados por mês, ampliando o acesso da população idosa a cuidados integrais e multiprofissionais.
“A população idosa cresce de forma acelerada em São Paulo, e a Prefeitura está se preparando para atender essa realidade. A URSI é um equipamento extremamente importante, com atendimento completo, especialistas e equipes multiprofissionais que acompanham cada paciente de forma contínua”, afirmou o secretário Luiz Carlos Zamarco durante a entrega.

A URSI Campo Limpo oferece consultas em gerontologia, enfermagem, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e serviço social, além de visitas domiciliares, realização de eletrocardiogramas com laudo e práticas integrativas e complementares em saúde, como ioga, auriculoterapia, lian gong e massoterapia. A estrutura conta com consultórios, salas de acolhimento, oficinas terapêuticas, salas de fisioterapia, salas de medicação e espaços destinados ao cuidado humanizado.
O acesso à unidade ocorre exclusivamente por encaminhamento da Atenção Básica, principalmente por meio da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica (Ampi-AB), metodologia exclusiva da capital paulista que orienta o cuidado dentro da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. A URSI atua de forma integrada com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do território, desenvolvendo ações como acolhimento com escuta qualificada, vigilância epidemiológica, grupos educativos, Núcleo de Apoio Gerontológico, Núcleo de Prevenção à Violência e programas permanentes de educação em saúde.

Implantada em imóvel onde anteriormente funcionava a UBS Jardim das Palmas — atualmente em novo endereço —, a unidade amplia o atendimento especializado a idosos em situação de maior fragilidade clínica, funcional ou social. A área de abrangência inclui os distritos de Campo Limpo, Capão Redondo, Vila Andrade, Jardim São Luís e Jardim Ângela, territórios que concentram elevada densidade populacional e aproximadamente 166 mil idosos, segundo dados do Tabnet/Seade (2023).
“Essa URSI representa um ganho enorme para a região. É um avanço concreto na saúde da pessoa idosa, com foco no processo de envelhecer, na autonomia e na independência”, destacou Neusa Cavalcante, interlocutora de Saúde da Pessoa Idosa da Supervisão Técnica de Saúde Campo Limpo.
A unidade é gerenciada pela Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na rua Francisco de Sales, 10 – Jardim das Palmas, com equipe multiprofissional especializada e apoio de serviços terceirizados de segurança e limpeza.
Desde 2021, período que marca o início do atual ciclo da gestão Ricardo Nunes, as URSIs da capital vêm ampliando de forma consistente o volume de atendimentos. Entre 2021 e janeiro de 2026, as unidades somaram cerca de 863 mil atendimentos, com crescimento progressivo: de quase 110 mil atendimentos em 2021 para aproximadamente 215 mil em 2025.
Além da URSI Campo Limpo, a Secretaria Municipal da Saúde prevê a entrega das novas instalações da URSI Cidade Ademar e a implantação de uma nova unidade no território de Santana, que será a 15ª URSI da capital, localizada no complexo Paulistão da Saúde, atualmente em construção.
O cuidado com a população idosa também é fortalecido na Atenção Básica, por meio das 481 UBSs da cidade, que executam o Programa Nossos Idosos, presente em toda a rede municipal. Outro destaque é o Programa Acompanhante de Idosos (PAI), iniciativa exclusiva de São Paulo, com 70 equipes em funcionamento, reconhecida internacionalmente e vencedora do Prêmio Boas Práticas 2022, concedido pela Fundación Pilares, da Espanha.
Com a entrega da 14ª URSI, a gestão Ricardo Nunes e a Secretaria Municipal da Saúde reafirmam o compromisso de São Paulo com uma política pública que antecipa os desafios do envelhecimento populacional, fortalece a rede de atenção à saúde e garante dignidade, cuidado integral e qualidade de vida à população idosa da maior cidade do país.
