
Um prefeito presente
*José Renato Nalini
Integrar a equipe do Prefeito RICARDO NUNES é um desafio e um exercício gratificante. Isso porque o chefe do Executivo da maior cidade do Brasil é um homem sensível e idealista. O trabalho é intenso e constante. Ele parece ter o dom da ubiquidade para estar em tantos lugares quase que simultaneamente.
É um Prefeito que gosta da cidadania e a respeita. Está sempre em contato com a população. É atencioso em relação às crianças. Atende solícito e bem-humorado aos pedidos de selfies e de fotografias. Sorridente, simpático, sempre tem uma palavra amiga para todo e qualquer público.
Ao chegar à Prefeitura, bem cedo, todos os que encontra recebem um cumprimento que já se tornou mantra: – “O que nós faremos hoje para melhorar a vida do nosso semelhante? Principalmente daquele mais vulnerável e mais carente?”.

Isso faz com que todos os seus auxiliares se sintam igualmente comprometidos. E a opção pela resiliência, que mais me afeta em particular, não é discurso. É ação. O Prefeito comparece aos plantios realizados aos sábados, planta, explica para as crianças como deve ser realizada a operação e o cuidado que o indivíduo arbóreo precisa merecer, para que realmente faça a diferença. Se consolide, se afirme, cresça e floresça, tornando mais agradável a vida dos paulistanos.

É um Prefeito presente, de corpo e alma, predestinado a fazer de São Paulo, que já é a maior cidade do Brasil, o espaço abençoado em que todas as vocações individuais prosperem, se concretizem e em que o semelhante encontra as melhores condições para explorar suas potencialidades, até chegar à plenitude possível.
Todos os demais Prefeitos dos 5.570 municípios brasileiros deveriam analisar o êxito que RICARDO NUNES atinge em seu mandato e procurar seguir, com adaptação às condições locais, ao menos algumas de suas práticas. É o Brasil e sua gente que ganham com isso.
*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.

