
Secretário-geral da ONU pede na COP30 que os países busquem acordo sobre diminuição do uso de combustíveis fósseis
Da redação da São Paulo Tv jornalista Bene Correa com informações do UOL
Antônio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), apelou aos países que busquem flexibilizar seus posicionamentos em busca de chegar a um acordo em prol de diminuir o consumo de combustíveis fósseis.
O pedido foi feito durante encontro com a imprensa na COP30, cúpula internacional do clima, realizada em Belém.

Guterres cobrou posicionamentos efetivos dos países negociadores em busca de uma solução.
“Devemos acabar com as distorções do mercado que favorecem os combustíveis fósseis. Devemos abordar esta informação destinada a derrubar a transição”, disse chefe da ONU.
No entanto, ele ponderou, que é preciso levar a economia em consideração para a transição energética.
“Os governos devem apoiar os trabalhadores e as comunidades que ainda dependem do petróleo com treinamento, proteção e novas oportunidades para continuar com suas vidas de uma forma positiva”, ponderou.
Mapa do caminho
Os países representados na COP30 estão aderindo ao mapa do caminho para que deixemos de usar combustíveis fósseis.
Nesta quarta-feira (19), aumentou para 82 o número de países que são a favor da construção de um plano concreto apresentado pelo presidente Lula (PT) na abertura da conferência.
O problema é que os países que estão no topo do ranking de produtores de combustíveis não estão em Belém.
Segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, o ranking é formado por Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita, Canadá e Irã.
Essa lista ainda está em construção e pode aumentar, diz Délcio Rodrigues, do Climainfo.
Guterres pediu mais reflexão.
“Eu apelo fortemente a todas as delegações para mostrar vontade e flexibilidade para transmitir resultados que protejam as pessoas e mantenham 1,5°C controlados”, afirmou o secretário-geral. A temperatura citada por Guterres é o aquecimento estimado do planeta.
A posição do secretário-geral da ONU está muito alinhada à de Lula. O presidente brasileiro, que tem tomado as negociações da COP30 quase como uma questão pessoal, tem defendido o financiamento da transição energética, em especial por parte dos maiores poluidores.
Trump ausente
Questionado sobre a ausência do presidente Donald Trump e da delegação dos Estados Unidos, Guterres foi diplomático. “Estamos esperando por você”, disse. “A esperança é a última coisa que morre.”
“Um dos problemas essenciais em relação ao nível de emissões que temos é o fato de os combustíveis fósseis representarem 80% das emissões. Portanto, não há solução para os problemas se não houver, simultaneamente, uma transição justa dos combustíveis fósseis para as energias renováveis.”, afirmou Guterres.
