
Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria antecipada com discurso emocionado em sessão plenária do STF
Da redação da São Paulo Tv fonte Agência Brasil e Folha de São Paulo
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quinta-feira (9) o pedido de aposentadoria e que hoje foi a sua última sessão plenária na Corte.

“Sinto que agora é hora de seguir novos rumos”, afirmou.
O anúncio ocorre pouco tempo depois de Barroso deixar a presidência do STF e de ser alvo de sanções do governo dos Estados Unidos.
O ministro ainda deve permanecer no STF até a próxima semana para liberar processos que ainda estão sob a responsabilidade dele.
Lula escolhe sucessor
O presidente Luís Inácio Lula da Silva será o responsável por indicar uma nova pessoa para ocupar a vaga de Barroso. Ao todo, o STF tem 11 ministros.
Ele não tem um prazo para fazer isso, e o Senado precisa aprovar a indicação antes de o novo integrante assumir a função. Enquanto isso, o Supremo atua com dez ministros.

Barroso disse que “fez Lula suspeitar” sobre sua saída durante o show de Maria Bethânia. Ambos compareceram a um show da turnê da cantora baiana em São Paulo, quando o petista foi ovacionado.
“Eu disse ao presidente que queria falar com ele sobre um assunto importante. E ele já intuiria o que era”, afirmou Barroso. O encontro estava previsto para ontem, mas o presidente acabou desmarcando.
Cotados
A aposentadoria antecipada de Barroso abre a possibilidade de o presidente Lula indicar seu terceiro nome para o STF na atual gestão. Três homens são os principais cotados para a vaga.
- O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas

- O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU) Jorge Messias

- E o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Dantas é ministro do TCU e presidiu a corte durante as eleições de 2022. É próximo do senador Renan Calheiros (MDB-AL) e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e amigo dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.
A saída do TCU ainda abriria vaga para indicação ao tribunal, com a possibilidade de fazer uma arquitetura para emplacar aliados nas cortes.
Jorge Messias tem menos trânsito político que Dantas, mas sua relação próxima com Lula é um dos diferenciais na disputa. O atual ministro da AGU já foi cotado para uma das cadeiras do Supremo com a aposentadoria de Rosa Weber.
Rodrigo Pacheco é um dos principais cotados. Ex-presidente do Senado, é advogado e tem o interesse de ocupar uma cadeira no Supremo, onde é conhecido dos ministros
Numa reunião social em agosto, o ministro Gilmar Mendes disse que sua escolha para a próxima cadeira no STF seria o do senador, como mostrou a colunista Mônica Bergamo.
“A Corte precisa de pessoas corajosas e preparadas juridicamente”, disse o ministro. “E o senador Pacheco é o nosso candidato. O STF é jogo para adultos”, completou.
Biografia
Luís Roberto Barroso nasceu em Vassouras, no Rio de Janeiro, é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.
Antes de chegar ao Supremo, atuou como advogado privado e defendeu diversas causas na Corte, entre elas a interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti.
Barroso chegou ao Supremo em 2013, indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos.