
Trump anuncia novo tarifaço que vai atingir caminhões, móveis e remédios
Da redação da São Paulo TV com informações do UOL e Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou um pacote de produtos que terão as tarifas reajustadas a partir de 1° de outubro.
Nesta nova lista, estão caminhões pesados, móveis e medicamentos e as taxas variam de 25% a 100%.
Os medicamentos patenteados ou de marca importados para os Estados Unidos, por exemplo, serão taxados em 100%. A exceção fica para a empresa farmacêutica que esteja construindo uma fábrica nos EUA.
“Não haverá, portanto, nenhuma tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver começado”, disse Trump no Truth Social.
Já armários de cozinha e móveis de banheiro terão tarifa de 50% e armários estofados serão taxados em 30%.
“A razão para isso é a ‘inundação’ em larga escala desses produtos nos Estados Unidos por outros países. É uma prática muito injusta, mas precisamos proteger, por motivos de segurança nacional e outros, nosso processo de fabricação”, postou Trump.
Caminhões pesados também receberão tarifas de 25% sobre as importações a partir de 1º de outubro.
“A fim de proteger nossos grandes fabricantes de caminhões pesados da concorrência externa desleal, estarei impondo, a partir de 1º de outubro de 2025, uma tarifa de 25% sobre todos os “caminhões pesados “(grandes)” fabricados em outras partes do mundo”, disse Trump no Truth Social, acrescentando que a medida vai beneficiar empresas como Peterbilt, Kenworth e Freightliner.