
Com amplo apoio do Governo do Brasil, Jogos da Juventude Caixa têm início em Brasília
Redação São Paulo TV – Esporte
Brasília, setembro de 2025 – A capital federal recebe, a partir desta quarta-feira (10), a maior competição escolar e juvenil do país: os Jogos da Juventude Caixa 2025. O evento, que vai até o dia 25 de setembro, reúne 4,7 mil atletas de até 17 anos na disputa de 20 modalidades esportivas, consolidando-se como uma das principais portas de entrada para jovens talentos do esporte brasileiro.
Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, a competição tem respaldo do Governo do Brasil e contará, na cerimônia de abertura no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com as presenças do ministro do Esporte, André Fufuca, e da ministra de Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo.
Estrutura e impacto
O evento mobiliza uma logística robusta: mais de 200 voluntários, 70 mil refeições servidas, 40 mil diárias de hospedagem e 130 toneladas de materiais esportivos distribuídos em 16 locais de competição. No total, são 5,7 mil inscritos, incluindo atletas, técnicos e dirigentes.
A secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, destacou a relevância do torneio:
“Os Jogos da Juventude dialogam diretamente com as políticas públicas. Incentivam a base do esporte brasileiro. Muitos dos nossos atletas do Bolsa Atleta iniciaram suas trajetórias nessa competição.”
Patrocínio e financiamento

A Caixa Econômica Federal e as Loterias CAIXA são patrocinadores master do COB até 2028, em contrato avaliado em R$ 160 milhões, considerado o maior da história do esporte olímpico brasileiro. Além disso, a competição conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), com aportes da Vale e da Neoenergia – primeira captação do COB via LIE desde 2012. Em 2024, a lei superou a marca de R$ 1,06 bilhão em projetos esportivos no país.
A ex-jogadora de basquete e embaixadora do evento, Janeth Arcain, ressaltou:
“A Lei de Incentivo ao Esporte é fundamental para captar recursos para os Jogos da Juventude porque melhora a estrutura, visibilidade e alcance social do evento.”
Modalidades e inclusão
As disputas abrangem 20 esportes, entre eles atletismo, natação, judô, voleibol, ginástica, ciclismo, triatlo, futsal e wrestling. O torneio, que volta a Brasília após sediar sua primeira edição em 2000, reforça sua dimensão inclusiva ao promover não apenas o esporte, mas também cidadania, educação e convivência comunitária.
Diversas ações paralelas estão programadas, como a campanha contra o racismo, atividades do Pronasci Juventude (voltado à prevenção da violência), incentivo à vacinação com a presença do Zé Gotinha, além de iniciativas de conscientização antidopagem conduzidas pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).
Formação de talentos
Ao longo de sua história, os Jogos da Juventude já revelaram ídolos do esporte nacional, como as campeãs olímpicas Beatriz Souza e Sarah Menezes (judô), Duda Lisboa (vôlei de praia), o medalhista olímpico Alison dos Santos “Piu” (atletismo) e até o atacante Rodrygo, da seleção brasileira e do Real Madrid.
Cada modalidade terá um embaixador consagrado, entre eles Bruninho (voleibol), Bárbara Domingos (ginástica rítmica), Luisa Baptista (triatlo), Fabiana Beltrame (remo) e Maria Clara Pacheco (taekwondo).
📌 Fonte oficial: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Contatos de imprensa
- Atendimento: secom.imprensa@presidencia.gov.br | Tel.: (61) 3411-1601 / 1044
- Fotografia: seaud.secom@presidencia.gov.br | WhatsApp (mensagem): (61) 98100-1993
