
Avança Saúde – Ambiental sensibiliza mais de 80 mil paulistanos para a preservação do meio ambiente
Por Redação São Paulo TV
Programa da Prefeitura de São Paulo promove plantio de mudas, ações educativas e mobilização em UBSs com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
São Paulo, 22 de julho de 2025 – Em celebração ao Dia Mundial da Conservação da Natureza, a Prefeitura de São Paulo destaca os expressivos resultados da primeira fase do programa Avança Saúde – Ambiental, uma iniciativa conjunta das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) que vem transformando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em polos ativos de educação ambiental e sustentabilidade.
Lançado em abril deste ano, o programa já alcançou a marca de 82.927 pessoas sensibilizadas em apenas uma semana – entre os dias 22 e 30 de abril. As ações mobilizaram 340 UBSs com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs) implementado, totalizando 3.598 ações coletivas e 26.166 visitas domiciliares ambientais.
Além disso, foram realizados 100 plantios de mudas de árvores em diferentes regiões da cidade, promovendo o contato direto da população com a natureza e incentivando a arborização urbana como ferramenta de saúde pública e bem-estar.
Educação ambiental como política de saúde
Durante as visitas e atividades, agentes de saúde orientaram os cidadãos sobre temas como:
- Qualidade da água, do ar e do solo;
- Prevenção de doenças de veiculação hídrica e arboviroses;
- Gerenciamento correto de resíduos sólidos;
- Valorização da biodiversidade urbana;
- Incentivo à guarda responsável de animais;
- Revitalização de espaços públicos;
- Uso racional de recursos como água, energia e papel no ambiente institucional (A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública).
A integração entre saúde e meio ambiente está no centro da proposta do programa. “Proteger a natureza é, também, uma forma de proteger a saúde das pessoas. A conexão entre território saudável e população saudável é direta”, destaca a gestão municipal.
PAVS: 17 anos promovendo saúde e sustentabilidade
Desde 2008, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis atua nas UBSs com Estratégia Saúde da Família (ESF), promovendo práticas sustentáveis e educativas. Presente hoje em todos os distritos da capital, o Pavs já impactou mais de 3 milhões de pessoas desde sua criação, sendo 505 mil apenas em 2023.
Seus principais eixos de atuação são:
- Biodiversidade e arborização;
- Qualidade da água, ar e solo;
- Resíduos sólidos;
- Revitalização de espaços públicos;
- Alimentação saudável e hortas comunitárias;
- Agenda ambiental na administração pública.
Entre as ações contínuas do programa está a gestão de 130 hortas urbanas distribuídas pela cidade, contribuindo com alimentação saudável, segurança alimentar e consciência ambiental.
Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
As iniciativas do Avança Saúde – Ambiental estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando o papel de São Paulo como metrópole comprometida com a justiça climática, a saúde coletiva e o desenvolvimento urbano sustentável.
Os ODS priorizam, entre outros pontos, o fim da pobreza, a promoção de saúde e bem-estar, a educação de qualidade, a ação contra as mudanças climáticas e a preservação dos ecossistemas. Com esse alinhamento estratégico, São Paulo amplia sua responsabilidade internacional no enfrentamento das crises ambientais e sanitárias do século XXI.
Confira as imagens das ações:
📸 Link para download: https://we.tl/t-nMcYke3xih
Acompanhe a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo nas redes sociais:
📘 Facebook: saudeprefsp
📷 Instagram: @saudeprefsp
🐦 Twitter/X: @saudeprefsp
🎵 TikTok: saudeprefsp
💼 Linkedin: saudeprefsp