
Aumento de policiamento da GCM e monitoramento do Programa Smart Sampa, do Prefeito Ricardo Nunes, reduz criminalidade em mais de 50% na Avenida Paulista
Da Redação da São Paulo Tv – Gerencia de Jornalismo e Jornalista Bene Correa e Beatriz Ciglioni com imagens e informações da Secom – Prefeitura SP
A Operação Paulista Mais Segura, que vem sendo realizada desde março, tem apresentado resultados excelentes no combate a furtos e roubos na Avenida Paulista e, por consequência, em seu entorno.
Os dados da Secretaria Municipal de Segurança Urbana revelam que em junho houve redução de 53,52% no número total de crimes na região, se comparado ao mesmo mês do ano passado.
A melhora na segurança é reflexo da estratégia da atual gestão que combina o reforço da Guarda Civil Metropolitana com o uso intensivo de tecnologia por meio do Programa Smart Sampa, que opera no local com 52 câmeras de monitoramento, drones, cão-robô e base móvel no cartão postal da capital.
Os números divulgados apontam que a queda foi puxada principalmente pela diminuição nos roubos, que é um tipo de crime que tem como característica uma natureza mais violenta e provoca um impacto direto na sensação de segurança da população.

Os registros mostram que, em junho passado, houve 23 casos contra 93 no ano passado, o que representa redução de 75,27%. Já os furtos passaram de 630 para 313: uma queda de 50,32%.
O balanço também mostra uma redução importante no acumulado de ocorrências entre os meses de março a junho, tanto em 2024 quanto em 2025.
Os roubos, por exemplo, caíram de 184 para 59, apontando uma redução de 67,93%.
Já os furtos passaram de 993 a 507, uma queda de 48,94%.
No total dos dois crimes, a queda percentual foi de 51,95%.
É importante ressaltar que o mês de julho tende a registrar um aumento pontual nas ocorrências na região, em função da realização da Parada do Orgulho LGBT+, uma das maiores do mundo, que atrai milhares de participantes à Avenida Paulista.

Reforço contínuo
A queda nos números, e consequentemente no aumento da sensação de segurança, mostra a importância do reforço do policiamento na região da Avenida Paulista, que recebe não apenas munícipes, mas também visitantes de todo o Brasil e do mundo.
E o Smart Bus, que é uma base móvel equipada para comunicação direta com o centro de monitoramento.
A operação abrange cerca de três quilômetros de extensão, entre a Praça do Ciclista e a Praça Oswaldo Cruz, com atenção especial às áreas de maior fluxo, como as imediações das estações de Metrô, do Masp, a Rua Augusta e o Consulado Japonês.

Aprovação popular
Além dos números, os paulistanos mostram que a estratégia desenvolvida vem dando resultados.
Diariamente, os agentes da Guarda Civil Metropolitana que atuam na região recebem respostas de visitantes e comerciantes locais, afirmando que sentem um aumento na sensação de segurança com o reforço no policiamento.
Num destes episódios, um cidadão que havia perdido seus documentos na Avenida Paulista conseguiu recuperá-los com a ajuda dos agentes da GCM.
O relato ganhou destaque nas redes sociais e foi mais um exemplo do compromisso da corporação com o pronto auxílio à população.pronto auxílio à população.

São 376 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM)
Com o apoio de 45 viaturas, sendo nove da Inspetoria de Ações Especiais (IOPE) e 18 motocicletas
Além de quatro agentes com bicicletas, cães

E uma equipe bilíngue para o atendimento dos turistas.
Além disso, a tecnologia tem papel estratégico na mobilização pela segurança local.

