
Consulado dos Estados Unidos vai verificar redes sociais de quem pedir visto de estudante e intercâmbio
Da redação da São Paulo Tv Especial dos USA
Quem está planejando viajar para os Estados Unidos para estudar ou fazer intercâmbio terá que fazer ajustes nas configurações de privacidade nas redes sociais.
O alerta veio de uma nota divulgada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, onde informa que vai verificar os perfis de todos que pedirem vistos de estudante e intercâmbio.
“Para viabilizar essa verificação, todos os solicitantes de visto de estudante (F, M, J) deverão ajustar as configurações de privacidade de seus perfis de mídias sociais para o modo público”, advertiu a embaixada.
Mas o que é F, M e J?
O visto do tipo F é concedido a quem pretende entrar nos Estados Unidos para estudar em uma universidade ou escola.
O M é para estudantes de instituições vocacionais ou não acadêmicas.
E o visto J é para quem solicita visto de entrada em território norte-americano para realização de intercâmbio.
De acordo com o governo norte-americano, a verificação dos perfis é necessária para saber se a pessoa que pede visto representa ameaça à segurança dos Estados Unidos. A embaixada argumenta que utiliza todas as ferramentas disponíveis para obter informações sobre quem quer entrar no país.
A nota divulgada nesta quarta-feira (25), direcionada aos cidadãos brasileiros, torna oficial uma medida anunciada há uma semana pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
O governo de Donald Trump enviou à Embaixada um comunicado determinando que os funcionários dos consulados realizem uma “verificação abrangente e completa” de todos os candidatos a estudantes e participantes de intercâmbio para identificar aqueles que “têm atitudes hostis” em relação aos cidadãos, cultura, governo, instituições ou princípios fundadores dos Estados Unidos.